Alunos da Escola Estadual Tarcísio Maia vencem competição nacional e recebem premiação das mãos do presidente Lula

Dois alunos da Escola Estadual Tarcísio Maia, do município de Pau dos Ferros, foram premiados ontem na final da Olimpíada Nacional da Língua Portuguesa, em Brasília. Sara Viviane Almeida de Oliveira, 14 anos, ganhou na categoria “Crônica” e Alexsandro Mateus Queiroz Sobrinho, 15 anos, levou o título no segmento “Poema”.

Este ano, foram cerca de sete milhões de estudantes inscritos em todo o país e os vencedores de cada categoria ganharam a medalha de ouro, um computador e uma impressora. A escola também é contemplada com um laboratório de informática com dez computadores e livros para a biblioteca. A Olimpíada é uma parceria entre o Mnistério da Educação e Cultura (MEC) e a Fundação Itaú Social.

Após seletivas estaduais e regionais, a premiação foi realizada no Museu Nacional, em Brasília, e as medalhas  entregues aos vencedores e seus professores pelo presidente Lula e o ministro da Educação, Fernando Haddad. 

Visivelmente emocionado e chorando muito, Alexsandro Mateus foi o primeiro potiguar a subir no palco para receber a medalha das mãos dos presidente pelo poema “Cidade Marcada a Ferro”. No ano passado o menino havia abandonado os estudos para trabalhar e ajudar a mãe, que é agricultora, mas decidiu voltar este ano atendendo aos pedidos da mãe e das professoras. “Nunca imaginei estar aqui, mas me esforcei muito para escrever o poema e vejo que tudo valeu a pena”, disse o adolescente.

Emoção.

Ao ver Alexsandro ao lado do presidente, Maria de Lourdes Queiroz, não conseguia conter as lágrimas. “Sempre disse a ele que o estudo era a única coisa que eu podia deixar para ele e hoje estou me sentindo realizada”, disse. Quem também não parava de chorar era o pai de Sara Viviane, José Rosean Fernandes de Oliveira. “Sempre acreditei no potencial da minha filha, mas vê-la receber uma premiação foi gratificante”, disse.

Sara tem 14 anos é uma das melhores alunas da escola. Ela escreveu uma crônica sobre a festa de emancipação de Pau dos Ferros e conta que, embora não achasse que estava inspirada, decidiu se inscrever. “Fiquei surpresa ao ser selecionada para a semi-final e mais ainda de ter recebido a medalha”, disse a menina.

Tribuna do Norte.