Indefinição do PMDB sobre a 1ª Secretaria da AL abre espaço para novos postulantes

A Assembleia Legislativa caminha para a disputa interna. Apesar das sucessivas tentativas de consenso na formação da mesa diretora para o biênio 2011-2012, os deputados não se entenderam na escolha do nome para ocupar a primeira secretaria da Casa. Faltando cinco dias para a eleição da nova mesa, marcada para a próxima terça-feira, a busca por um nome de consenso se torna cada vez mais complicada. 

Indefinição do PMDB poderá prejudicar intenções do partido

O PMDB reivindica a primeira secretaria pelo fato de ter conseguido eleger a maior bancada da Casa, com seis deputados - Walter Alves, José Dias, Poti Júnior, Nélter Queiroz, Gustavo Fernandes e Hermano Morais. Desses, só Walter e Dias não reivindicam a vaga na mesa diretora. No entanto, em vez de decidir internamente, o PMDB jogou a definição do nome que irá disputar o cargo para Motta, que, por sua vez, repassou a decisão para os demais parlamentares. A indefinição peemedebista provocou motivação nos demais partidos.

Deputado Gustavo Carvalho anuncia que disputará cargo de primeiro secretário

O deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB) declarou ontem, em entrevista ao Diário de Natal, que vai levar sua candidatura a primeiro secretário ao plenário. Ele também descartou a possibilidade de deixar de concorrer à primeira secretaria para ser candidato de consenso a primeiro vice-presidente.

 Na disputa pela primeira secretaria, Raimundo Fernandes tem chances remotas

Além das candidaturas do PMDB e do PSB, o deputado estadual Raimundo Fernandes (PMN) corre por fora para viabilizar seu nome na disputa. De última hora, o novato Luís Antônio Farias, o Tomba (PSB), também apareceu como possível candidato à vaga, representando o grupo dos novos. No entanto, duas candidaturas da mesma legenda são inviáveis em termos de concorrência. 

Tomba também aparece como postulante ao cargo

Como Tomba é correligionário de Gustavo, deverá disputar outra vaga na composição da mesa. Nos últimos dias, especulou-se na imprensa que uma reunião entre Motta, Gustavo e Poti Júnior teria resolvido as divergências em torno da composição da mesa. Porém, tanto o candidato único à presidência da AL quanto o pessebista negaram qualquer entendimento.

Diario de Natal