Oposicionistas dizem que gestão de Leonardo é caótica. Será que eles esqueceram como foi a administração passada? Vamos, juntos, relembrar...


Acompanhe agora mais um capítulo da série: Revirando a História...

Em vários momentos do programa especial em comemoração ao aniversário do Ex-prefeito Nilton Figueiredo realizado na radio Obelisco FM na tarde do ùltimo dia 20, os caciques da oposição local afirmaram que saúde, educação e outras obrigações da prefeitura não funcionavam adequadamente, em suma, a atual administração municipal seria caótica. Somente algumas ações provenientes do governo federal funcionavam.

A tentativa de desconstrução das ações administrativas do prefeito Leonardo continuou com afirmações de que a administração de Nilton foi a responsável por colocar Pau dos Ferros nos trilhos do desenvolvimento.

Não se pode, evidentemente, negar que todos os administradores que antecederam a atual gestão tiveram sua contribuição – algumas bem positivas, outras nem tanto.

Resta-nos analisar aquelas ações que foram apontadas como as principais realizações dos governos de Nilton Figueiredo.

Comecemos pelos projetos de maior envergadura.


O governo de Garibaldi resolveu privatizar a COSERN e, coincidentemente, o ex-prefeito Nilton resolveu migrar para a base de apoio ao governo do estado. O convencimento para a mudança resultou no repasse de, aproximadamente, R$ 12.000.000,00 (doze milhões de reais) para a prefeitura de Pau dos Ferros. 

Esse montante ainda é muito dinheiro hoje e naquela época então...

Dentre as obras executadas podemos destacar: cerca de 500 casas populares, rede de esgoto e o novo Cemitério Público. Sabe-se que a CPI da COSERN apurou irregularidades na construção das casas e em outras obras que a prefeitura realizou com os recursos repassados.

As declarações do senador José Agripino prestadas a Agência Senado no ano de 1999 dão uma ideia do que ocorreu: "a CPI também detectou irregularidades na construção de redes de esgoto nos municípios de Macau, Pau dos Ferros e Lagoa Nova. Não foi feita ligação com nenhuma residência. Nenhuma família foi beneficiada", afirmou Agripino.

A existência de rede de esgoto, por exemplo, no bairro São Judas Tadeu corroboram a tese do Senador Agripino. A rede existe já as ligações residenciais... 

A qualidade das construções das casas também foi muita questionada na época e vários imóveis foram ocupados sem que estivessem concluídos. E o Cemitério? Parte do muro caiu.

Ainda sobre a questão do saneamento básico, outra informação divulgada num clipping em 2004 é bastante sugestiva para compreender o que ocorria na gestão passada.

Vejam a nota publicada pelo Jornal de Fato, Estado, 08/06/04:

Figueiredo tenta liberação de verba para saneamento de Pau dos Ferros

Pau dos Ferros - Os recursos liberados pelo Ministério da Integração Nacional (MIN) para o Rio Grande do Norte, semana passada, não contemplaram o município de Pau dos Ferros. 

A verba anunciada pelo ministro Ciro Gomes, de R$ 1,1 milhão, para construção de casas e barragens, decorre de convênios assinados nos anos de 2002 e 2003. 

Ontem o prefeito Nilton Figueiredo viajou a Brasília para tentar a liberação de recursos para iniciar o projeto de saneamento básico do município. O projeto deveria constar da lista do Ministério da Integração.

Figueiredo viajou na companhia do senador Garibaldi Filho (PMDB) e do deputado federal Nélio Dias (PP). Eles devem manter audiência com o ministro Ciro Gomes e discorrer sobre a necessidade do saneamento básico para Pau dos Ferros. 

O município, que sofreu as conseqüências das chuvas intensas registradas nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, precisa de saneamento. Até porque a medida faz parte do projeto de melhoria da qualidade de vida, tendo como base ações executadas na área da saúde. 

Atualmente, Pau dos Ferros é uma das poucas cidades potiguares que contam com gestão plena em saúde e que não possuem saneamento básico. 

Ainda em Brasília, o prefeito, por intermédio do senador Garibaldi Filho e do deputado federal Nélio Dias, tentará audiência com o ministro Olívio Dutra, do Ministério das Cidades. 

A pauta, no Ministério das Cidades, de acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura de Pau dos Ferros, é voltada para projeto de melhoria habitacional e construção de casas populares


Comentário do blog: A nota publicada pelo Jornal de Fato em 08/06/2004 informa que os recursos de 1,1 milhões de reais liberados pelo Ministério da Integração Nacional para Pau dos Ferros eram referentes aos convênios celebrados em 2002 e 2003 para construção de casas e barragens.

O que interessa mesmo é que a nota informava que o prefeito estava se deslocando para Brasília em busca de recursos para INICIAR o projeto de saneamento básico do município. 

Mais adiante, reafirma-se: Pau dos Ferros é uma das poucas cidades potiguares que contam com gestão plena em saúde e que não possuem saneamento básico. 

E os recursos da privatização da COSERN que teriam sido utilizados em obras de esgotamento sanitário?

Continuemos com outros projetos.

Certamente uma das obras que mais poderia contribuir para o bem estar da população seria o Aterro Sanitário, mas... Nunca funcionou!


Esta “obra” se constitui numa permanente fonte de “dor de cabeça” para o ex-prefeito. O Ministério do Meio Ambiente move ação para recuperar os recursos repassados e inadequadamente aplicados.

É coisa para mais de 1,2 milhões de reais.

Outra nota intitulada RETORNO SATISFATÓRIO publicada em 2002 no Jornal O Mossoroense indica outros pleitos para Pau dos Ferros:

RETORNO SATISFATÓRIO
A ida do prefeito Nilton Figueiredo a Brasília (DF) foi muito proveitosa para os pauferrenses. Ele conseguiu incluir obras importantíssimas nas emendas apresentadas pela bancada do Rio Grande do Norte no Orçamento Geral da União. 

Construção de um aterro sanitário, usina de reciclagem de lixo; drenagem e pavimentação de 30 ruas; construção de um Centro de Hemodiálise e do Terminal Turístico da Barragem foram algumas das obras reivindicadas e que brevemente virão para Pau dos Ferros.


Durante a entrevista o ex-prefeito disse que foi responsável por quase todas as obras de calçamento existentes em Pau dos Ferros e o “pouco” que o atual gestor fez foi com recursos federais, portanto, todas as obras deveriam ser creditadas ao governo Lula.

Aplicando-se o mesmo princípio, tem-se que as principais realizações do governo do ex-prefeito também foram viabilizadas através de recursos provenientes do governo do estado e do governo federal.

Restar-nos-ia, portanto, comparar os resultados alcançados através dos projetos.

OBRA/PROJETO
RESULTADOS
Aterro sanitário
Desastroso. Nunca funcionou. Dinheiro público desperdiçado.
Cemitério
O muro caiu, mas a obra era necessária.
Terminal turístico da Barragem
A principal beneficiária é que detém a concessão do restaurante, mas sem dúvida é uma boa opção de lazer.
Centro de hemodiálise
Presta serviços relevantes, mas por incrível que pareça tem donos, dentre eles, o próprio ex-prefeito.
Rodoviária nova
Desastroso. Nunca funcionou. Dinheiro público desperdiçado.
Saneamento básico
Não se sabe quanto dinheiro já foi enterrado nesta área, mas os resultados são péssimos.
Casas populares
Obra relevante, embora a qualidade das construções não tenha sido lá essas coisas.
Voltaremos ao assunto brevemente com informações do fundo do baú. 

Aguardem e comentem.