Prefeitura de Pau dos Ferros envia nota de esclarecimento ao Blog

Diante das informações veiculadas na postagem “Dengue volta a ‘assombrar’ a cidade de Pau dos Ferros”, temos algumas informações a esclarecer:

1 – As 403 notificações citadas no levantamento apresentado no texto são referentes ao acumulado de casos suspeitos ocorridos durante ano corrente. Sendo que destas notificações suspeitas: 113 casos foram confirmados como Dengue Clássico, 113 descartados, 06 ignorados e os demais aguardam resultado de sorologia;


2 – Nos últimos três meses, a cidade de Pau dos Ferros apresentou apenas 03 (três) casos suspeitos da doença. Todos eles, descartados após realização de exames laboratoriais.


3 – No início do ano, a cidade enfrentou um momento crítico no que se refere à Dengue, resultando nestes números. Entretanto, o município atuou de forma enérgica, através de ações integradas com outros setores e outras Secretarias Municipais: campanhas, mutirões, intensificação na fiscalização e investigação, além da contratação de 20 (vinte) Agentes de Endemias, para auxiliar os já existentes que desenvolviam nas dezenove áreas de atuação ações preventivas e de tratamento, entre outros serviços voltados ao combate do mosquito transmissor da Dengue. Todas essas ações integradas das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, com reforço dos Agentes Comunitários de Saúde, Vigilância Sanitária, Programa Saúde na Escola, Ministério Público e Sociedade Civil, resultaram no controle da transmissão do vetor.


4 – O trabalho agora acontece de forma preventiva. Os Agentes continuam atuando de forma sistemática no combate ao mosquito, diagnosticando as áreas de risco e efetuando o bloqueio da propagação da Dengue, por meio de borrifação portátil. Contando também com a população para auxiliar neste combate, afinal, a participação da comunidade é fundamental.


Desta forma, estamos certos que esclarecemos o fato que Pau dos Ferros está com os níveis de incidência de contaminação sobre controle.

Agradecemos a atenção e o espaço.