Base de Rosalba Ciarlini se rebela na Assembleia.

Walter Alves demonstrou indignação.

Com alto índice de desaprovação popular, o governo Rosalba Ciarlini (DEM), que contou com o apoio dos deputados estaduais no primeiro ano de gestão, começou a receber, ontem, em plenário, críticas da própria base aliada, além das cobranças sucessivas da oposição. 

Em discursos exaltados, os deputados estaduais Walter Alves (PMDB), Nélter Queiroz (PMDB) e Tomba Farias (PSB) cobraram ações efetivas da administração democrata para resolver os problemas do Rio Grande do Norte.

A crise pode ser acelerada caso se confirme, ainda esta semana, a saída do secretário estadual de Turismo, Ramzi Elali. Indicado pelo ministro Garibaldi Alves, o secretário tem demonstrado a sua insatisfação com a falta de espaço no governo. Na última terça-feira, ao participar do "Bom Dia RN", da InterTV, Ramzi criticou a missão que o governo do estado enviou aos Estados Unidos para atrair investimentos para o turismo. Ramzi não foi convidado para fazer parte da missão.

Walter Alves e Nélter Queiroz, membros da base governista, deram um tom de independência aos seus discursos. "O PMDB não é subserviente ao governo Rosalba Ciarlini. Vamos levantar nossa voz a favor do que achamos certo", disse Alves. Aliás, a leitura que se fazia ontem é que o discurso de Walter era um reflexo da insatisfação do seu pai, Garibaldi, com o tratamento que vem recebendo de Rosalba.

Já Nélter Queiroz disse que sua paciência está chegando ao limite. Reclamou da atuação do governo na segurança, saúde e educação. "Nem os serviços mais básicos do Estado estão funcionando. Talvez precisemos dar um "choque térmico" no governo Rosalba".

Para o deputado Tomba Farias, o governo não está correspondendo à ajuda que a Assembleia tem dado à administração. "Esta Casa tem sido paciente, amiga do governo em inúmeras horas. Tem escutado os apelos do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta (PMN). Entretanto, está chegando a hora de o governo mostrar para o que veio e apresentar, de fato, ações de contrapartida. É preciso apresentar ações que garantam dias melhores para a população", cobrou.

Por enquanto, a insatisfação da base governista com o governo democrata ainda não tomou maiores proporções. Os deputados rosalbistas esperam uma mudança de postura do Executivo. Às vésperas das eleições, eles também estão de olho no tratamento do governo aos candidatos que receberão seus respectivos apoios em suas bases eleitorais.

No entanto, com a insatisfação crescente dos parlamentares governistas, uma crise pode se instaurar a qualquer momento. O "desabafo" dos peemedebistas pode ser o início de uma sequência de manifestações negativas dos aliados em relação ao governo democrata.
 
Com informações do Diário de Natal