Exclusivo: Entrevista com o pré-candidato a prefeito de São Miguel, Salismar Correia.


O nosso entrevistado de Hoje é o cardiologista e pré-candidato a prefeito de São Miguel, Salismar Lopes Correia (PHS).

De forma atenciosa, Salismar não deixou de responder a nenhuma pergunta feita pelo blog e fez questão de opinar sobre o atual quadro político de São Miguel.

Mesmo estando disposto a manter sua pré-candidatura na "Serra do Camará", o cardiologista também não descartou a possibilidade de abrir um diálogo com outras lideranças políticas, como no caso do médico e pré-candidato situacionista, Dario Vieira.

Confira os detalhes da entrevista logo abaixo:

Política Pau-ferrense: Dr. Salismar, o senhor é candidato a prefeito de São Miguel?

Salismar Correia: "Estou colocando o meu nome como pré-candidato a prefeito e serei candidato se uma parcela da população estiver disposta a lutar pela construção de um mundo novo."

Político Pau-ferrense: Quais partidos irão compor a sua chapa?

Salismar Correia: "Confesso que ainda não sei; fizemos um acordo com o PMDB, no dia 12 de agosto do ano passado, o qual consistia na realização de uma pesquisa de opinião pública para apontarmos os candidatos a prefeito e a vice. Eu continuo esperando o cumprimento da palavra dos meus colegas, pois para mim, palavra é o alicerce da construção desse mundo que eu tanto acredito. Estou esperando por todos aqueles correligionários até o dia da eleição."

Política Pau-ferrense: Como enfrentar um candidato que tem a máquina da prefeitura e outra que tem a máquina do Governo do Estado, além de um esposo Deputado ao seu favor?

Salismar Correia: "Enfrentarei com as armas que tenho: a bravura dos irmãos de São Miguel que não se vendem, que não tem medo de chibata, nem de cara feia; com meus princípios, minha história, coragem e a esperança dos que querem escrever uma nova realidade de humanismo e solidariedade na nossa cidade. Falaram-me que já tem candidato fazendo cadastro de pessoas/famílias para receberem dinheiro das contas de luz, água ou para doar eletrodomésticos, material de construção e etc. Espero, sinceramente, que a justiça cumpra o seu papel."

Política Pau-ferrense: Como o Senhor avalia o momento político em São Miguel? Sua candidatura é viável?

Salismar Correia: "Eu acredito que vivemos um momento luminoso na história política de São Miguel, onde teremos a oportunidade de escolhermos o que queremos para nossa cidade. É muito ruim quando temos apenas dois candidatos, pois muitas vezes escolhemos o menos ruim. Digo muito que a vitória ou a derrota pertence ao povo; a mim só pertence a luta! Só me sentirei vitorioso quando esse modelo de sociedade que eu tanto sonho, estiver implantado na nossa cidade, ou seja, a população tendo uma saúde pública de qualidade, uma escola formando cidadãos felizes e conscientes de sua responsabilidade social... Enfim, quando eu puder presenciar o sorriso estampado no rosto de todos os meus irmãos. Enquanto isso não chegar, a nossa vitória estará incompleta."

Política Pau-ferrense: O Senhor acha que a disputa se polarizará entre dois candidatos? Quais?

Salismar Correia: "Só o tempo dirá..."

Política Pau-ferrense: Como andam as conversas com o PMDB? 

Salismar Correia: "O último encontro que tivemos com os líderes do PMDB, Gustavo Fernandes, Acácio Campos, Acácio Filho e os vereadores do partido foi em agosto do ano passado, na chácara da nossa amiga Ocília. Naquela ocasião, acordamos permanecermos firmes e unidos, fazendo oposição ao sistema ora estabelecido, em São Miguel. Foi exatamente nesse dia, que decidimos fazer uma pesquisa para apontar o melhor candidato de oposição. Eu confio na palavra dos meus colegas e sei que eles são políticos de palavra! Portanto, continuo aguardando-os."
 
Política Pau-ferrense: O Senhor foi informado dessa possível aliança do PMDB com o Dep. Raimundo Fernandes?

Salismar Correia: "Eu ouvi falar pela imprensa e comentários de rua. O que eu sei de concreto é que Raimundo procurou Acácio Filho para conversar e o mesmo ficou de dar uma resposta. O resto é só especulação."

Política Pau-ferrense: O senhor acredita nessa aliança? Como julga esse acordo entre adversários históricos?

Salismar Correia: "Olhe em política tudo é possível. Eu já vi muitas alianças que eu julgava improváveis, terminar acontecendo. Se essa aliança vir a se concretizar, cabe ao eleitor julgar a sua legitimidade e coerência."

Política Pau-ferrense: O senhor já procurou outras siglas para abrir um diálogo?

Salismar Correia: "Sim, estou procurando os partidos que querem fazer parte da construção desse mundo novo."

Política Pau-ferrense: O senhor foi candidato em 2008 e perdeu. O que mudou desde então?

Salismar Correia: "Muitas oportunidades perdidas; irmãos que não estão mais em nosso meio; vejo que a violência aumentou; a Assistência à saúde não evoluiu; nossos irmãos continuam migrando em busca de emprego nas grandes cidades; os impostos aumentaram. Enfim, estamos perdendo o bonde da história."

Política Pau-ferrense: E o que o senhor pensa em fazer?

Salismar Correia: "Procurar os que querem mudar essa realidade, chamá-los a fazer parte desse modelo de gestão participativa e democrática, onde todos se sintam o próprio prefeito, com direitos iguais e que sejam valorizados pelo que são e não pelo que têm."

Política Pau-ferrense: O Senhor foi procurado pelo Deputado, Raimundo Fernandes, para formarem uma aliança?

Salismar Correia: "O dep. Raimundo Fernandes me ligou umas três vezes dizendo que queria falar comigo, mas nenhum encontro ou conversa política aconteceu."

Política Pau-ferrense: O Senhor foi procurado pelo prefeito, Galeno Torquato, ou por Dr. Dario?

Salismar Correia: "Dr. Dario também me ligou dizendo que queria falar comigo, porém, ainda não cheguei a conversar com ele."

Política Pau-ferrense: A sua pré-candidatura é irreversível?

Salismar Correia: "Isso quem vai decidir sãos os meus irmãos de São Miguel. Um sonho que se sonha só é apenas um sonho, um sonho que se sonha junto vira uma realidade. O que eu quero é que os irmãos de São Miguel saibam que não podemos passar a vida culpando os políticos pela desigualdade que vivemos. Precisamos assumir nossa responsabilidade. Eu acredito que não podemos servir a dois senhores! Ou servimos ao dinheiro e ao poder ou servimos à Deus. Estou disposto a lutar do lado dos bravos sonhadores e arquitetos de um mundo novo; a favor de uma cultura de paz, de fraternidade, humanismo e solidariedade, independente de ser candidato ou não. Candidatura não pode acontecer à força, como muitos estão querendo em São Miguel. Reafirmo: O povo escolherá se é melhor Salismar ser candidato, médico ou simples amigo!!! A escolha da maioria do povo, eu aceitarei com humildade e gratidão."

Política Pau-ferrense: É possível sua postulação a outro cargo que não seja o de prefeito?

Salismar Correia: "Ouvirei o povo e se a maioria entender que devemos enfrentar a campanha de outra forma, assim o faremos!"