Defesa Civil do RN orienta municípios na criação de coordenadorias municipais.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), órgão da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) visita neste final de semana os municípios de Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó com o objetivo de orientar as Coordenações Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compedcs). 

Na quinta-feira (24) a cidade de Mossoró, na sexta (25), a cidade de Pau dos Ferros e no sábado (26) será a vez da cidade de Caicó.

De acordo com o coordenador Estadual da Defesa Civil, Tenente Coronel BM Acioli, as visitas têm como objetivo orientar os municípios quanto à criação das suas coordenadorias. 

“Alguns municípios já haviam criado as coordenadorias municipais por meio de Decreto, mas elas precisam estar adequadas à nova Lei e criar suas Compedcs por meio de Lei Municipal. Estamos realizando este trabalho de orientação e esclarecimento”, informou.

O processo de situação de emergência e/ou estado de calamidade pública, tem como objetivo principal identificar o número de afetados, prejuízos e danos inerentes ao(s) desastre(s) ocorrido(s) no município, através dos preenchimento de formulários, declarações e outros documentos correlatos. 

Este processo é instruído pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil e deve ser encaminhado à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do RN.

Panorama Político