Atenção: Pesquisa da PERFIL está defasada!


A tão propagada pesquisa do instituto PERFIL (alardeada por sites e blogs governistas) que foi realizada em Pau dos Ferros há quase duas semanas, ainda será divulgada esta semana. Ao menos essa é a informação que circula na grande rede.

Na verdade, a sondagem da PERFIL está totalmente defasada (atrasada) e quando for divulgada não apresentará a verdadeira tendência do eleitorado no atual cenário político do nosso município.

Vale salientar que a PERFIL está entre os institutos de pesquisa que erraram feio nas últimas eleições municipais, quando apontou que o atual Prefeito, Leonardo Rego (DEM), venceria por uma diferença superior a 2.000 votos, fato que acabou não acontecendo. Inclusive, isso deixou muita gente pensando que a sondagem do referido instituto havia sido manipulada (na época), mas até hoje ninguém conseguiu confirmar essa especulação.

Em contrapartida, é fato que por essas bandas somente um instituto de pesquisa tem a total confiança dos pau-ferrenses: A CONSULT. Tal credibilidade se deve ao fato de ter sido o único a acertar em cheio nas eleições de 2008.

Veja abaixo a imagem de uma publicação do Blogueiro Jean Carlos sobre as pesquisas realizadas em 2008:

Clique na imagem e veja em tamanho maior.

Veja abaixo trecho da matéria publicada em 06/10/2008 (segunda-feira): 

Como o assunto que mais rendeu durante a campanha eleitoral de Pau dos Ferros foi sobre pesquisa eleitoral, eu não poderia deixar de começar a traçar alguns detalhes das campanhas por aqui...

Na realidade teve pesquisa em campo para todos os gostos e preços.  Uns apontavam 17 pontos, outros 14, 18, 11... 

Dessa forma, indo ao encontro dos números dos institutos, a maioria de Leonardo deveria ter ultrapassado os 2.000 votos, com exceção de um deles: a Consult.

Essa foi a única empresa de pesquisa eleitoral a apontar uma disputa equilibrada.

A Consult, tão criticada em Pau dos Ferros, apontou vitória de Leonardo Rego com uma diferença inferior a 3 pontos. Acertou em cheio!

Viva a Consult. Ela colocou, de uma só vez, IBOPE, START e PERFIL no bolso do paletó.


Na época (2008), o meu amigo Jean Carlos retratou com maestria o festival de erros praticados pelos institutos: IBOPE, START e PERFIL. Visualize novamente, Clicando AQUI.

Agora, tomando por base o que aconteceu no passado, suponho que novamente o eleitor deverá ser bombardeado com pesquisas para vários gostos e de todos preços, entretanto...

Não se pode condenar precipitadamente a todos os institutos sem exceção, não. Ainda existem aqueles que agem com profissionalismo, a serviço da verdade e sem interesses ocultos.

Nós do Blog Política Pau-ferrense, enquanto veículo de comunicação que zela pela preservação da verdade absoluta dos fatos, estaremos de olho nos institutos e nas pesquisas que serão divulgadas para melhor informar ao eleitor que, diga-se de passagem, foi o único prejudicado pelos erro$ do passado.

Sem medo de sofrer com represálias ou tentativas de intimidações com processos judiciais, garanto ao eleitor pau-ferrense que se em algum momento percebermos a utilização da prática de manipulação para enganar a população, denunciaremo tudo aqui nesta página e, em seguida, encaminharemos o caso para apreciação do Ministério Público Eleitoral, afinal...

É dever do comunicador compromissado com a verdade defender o povo, doa em quem doer. 

Qualquer conduta que fuja desta linha de pensamento, aproxima-se da canalhice!

Para saber mais sobre o histórico de pesquisas realizadas, em Pau dos Ferros, Clique AQUI.