Acirramento político em Pau dos Ferros gera clima de insegurança.


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte aprovou hoje o pedido de tropas federais para 46 zonas eleitorais, o que abrange 112 municípios. 

Apesar de o Governo do Estado ter respondido ao ofício da Corte Eleitoral afirmando ter condições de garantir a segurança do pleito, todos os pedidos foram aprovados pela Corte do TRE-RN. Com isso o TRE encaminhará os pedidos ao Tribunal Superior Eleitoral.

Observando o atual cenário de extremo acirramento na política local, fato que inclusive levou o Juiz Eleitoral da 40ª Zona, Dr. Osvaldo Cândido, a determinar o cancelamento das carreatas e a limitar o número de passeatas por cada coligação, acredito que Pau dos Ferros estará entre os municípios que receberão o auxílio das tropas federais no dia da eleição.

Contudo, é preciso muito mais do que reforçar o policiamento na cidade apenas no dia do pleito, pois é fato que nos dias das mobilizações dos candidatos da oposição e situação são inúmeras as denúncias registradas de abusos e excessos por parte de eleitores que ainda não compreenderam que estamos numa disputa apenas no campo político e não numa guerra pessoal.

Além disso, já começaram a ser noticiados casos de motoqueiros desabilitados, desautorizados e desequilibrados realizando abordagens noturnas contra cidadãos de bem desta cidade, furtando-lhes o direito de ir e vir (assegurado na Constituição Federal), sob a desculpa esfarrapada de estarem fazendo fiscalização eleitoral.

Caberá as autoridades competentes tomar as medidas cabíveis para coibir os excessos no dia das manifestações ao rigor da lei e tirar de circulação alguns "Foras da Lei" que ameaçam a paz e a segurança dos pau-ferrenses.

Polícia para quem precisa de polícia!