Pesquisa CONSULT mostra que diferença entre Fabrício e Bráulio está despencando.


O instituto de pesquisas CONSULT (único que acertou em cheio nas eleições de 2008) divulgou através do Blog do Carlos Santos o resultado do primeiro levantamento feito no município para aferir as intenções de voto do eleitorado local. 

Segundo a CONSULT, houve uma queda vertiginosa na diferença entres os candidatos Fabrício Torquato (DEM) e Bráulio Figueiredo (PMDB).

Só para se ter uma ideia, há cerca de um mês Fabrício tinha quase 30 pontos de vantagem em relação a Bráulio numa pesquisa realizada pelo instituto PERFIL, mas agora (no quesito espontâneo) da pesquisa CONSULT apenas 7,58% separam os dois postulantes ao Executivo municipal.

Isso sem falar na margem de erro da pesquisa que é de 4%, fato que poderia diminuir ainda mais esses números configurando um empate técnico, restando ainda cerca de 40 dias para a eleição.

Outro detalhe verificado na sondagem é que quase 15% dos entrevistados disseram que podem mudar o voto, o que indica que o cenário está (claramente) indefinido. Os indecisos somam 5,78% na estimulada e 17,33% na espontânea.

A pesquisa foi registrada sob o número 00069/2012, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com trabalho de campo realizado no dia 21 deste mês. Foram ouvidas 450 pessoas, com margem de erro de 4 pontos percentuais.

Veja abaixo, os números para prefeito nas perguntas Estimulada e Espontânea, além de fidelização de voto.

Na Estimulada, a maioria de Fabrício Torquato (DEM) sobre Bráulio Figueiredo (PMDB) é de 10 pontos percentuais. Na Espontânea, a supremacia do candidato governista e atual vice-prefeito é de 7,58 pontos percentuais.

Estimulada:

- Fabrício Torquato (DEM) – 51,11%
- Bráulio Figueiredo (PMDB) – 41,11%
- Nenhum – 2%
- Não Sabe Dizer – 5,78%

Espontânea:

- Fabrício Torquato (DEM) – 44,22%
- Bráulio Figueiredo (PMDB) – 36,67%
- Nilton Figueiredo – 0,22%
- Nenhum – 1,56%
- Não Sabe Dizer – 17,33%

A sua intenção de voto para Prefeito de Pau dos Ferros, hoje, poderá ou não mudar até a eleição?:

- Sim, poderá mudar – 14,44%
- Não mudará – 82,44%
- Não Sabe Dizer – 3,11%