PMDB tem mais prefeitos na Grande Natal.


Faltou a “cereja do bolo” para o PMDB, mas o partido tem muito que comemorar em 2012. Afinal, apesar da derrota de Hermano Morais para Carlos Eduardo, que seria a tal “cereja”, dos dez municípios que compõem a Grande Natal, o partido conseguiu eleger prefeitos em quatro delas: Extremoz, Monte Alegre, São José do Mipibu e Vera Cruz.

Em Extremoz, o eleito foi Klauss Rêgo. Monte Alegre, Severino de Irmã Dulce. São José do Mipibu, Arlindo Dantas e, em Vera Cruz, João Paulo. Depois do PMDB, PR e PDT são os que tem mais gestores nas duas siglas. 

O PR, do deputado federal João Maia, conseguiu eleger prefeitos em Ceará-Mirim, com Antonio Peixoto, e em São Gonçalo do Amarante, com Jaime Calado. Já o PDT, reelegeu Maurício Marques em Parnamirim e, claro, Carlos Eduardo em Natal.

O DEM, mesmo sendo o partido da governadora Rosalba Ciarlini, conseguiu eleger apenas um prefeito na região metropolitana: Camila, em Nísia Floresta. O PMN, do presidente da Assembleia Legislativa do RN, o deputado estadual Ricardo Motta, também conseguiu apenas um: Fernando Cunha, em Macaíba.

Porém, o mais vitorioso foi mesmo o PMDB. Afinal, além dos quatro prefeitos eleitos, o partido do deputado federal Henrique Eduardo Alves e do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, conseguiu ser governo na maioria das cidades. É em sete deles, pois não venceu em São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Nísia Floresta, mas apoiou os vencedores.

Túlio Lemos