Reitor eleito cobra mais investimentos na UERN.


A apuração das urnas do processo de sucessão no comando da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) confirmou a vitória do professor Pedro Fernandes, com 51% dos votos dos 6.693 votos contabilizados, de um total de 12.881 aptos a votar. O índice de abstenção foi de 48,04%. Pró-reitor de Pesquisa e de Pós-Graduação, o professor só tomará posse no dia 28 de setembro. Porém, garante o que o trabalho já começou e o foco principal será no trâmite do processo sobre o novo estatuto da UERN.

Na disputa contra Gilton Sampaio e Ana Dantas, Pedro Fernandes foi o preferido por alunos e professores. Para o cargo de vice, o eleito foi Aldo Gondim, com 45% dos votos. O futuro reitor comemorou a vitória, enquanto o atual comandante da UERN, Milton Marques de Medeiros, enalteceu o clima democrático da disputa.

"Destaco o clima de democracia, todos se comportando de maneira elegante e condizente com a academia. É um pleito sadio, que traz os resultados definidos pela comunidade. Vamos, com isso, cada vez mais, acreditar e pensar positivo para o futuro da Instituição", afirmou Milton Marques.

Aliado do atual reitor, Pedro Fernandes vem conversando com o reitor e corpo acadêmico da UERN para que o processo para aprovação do estatuto da universidade "destrave". De acordo com o reitor eleito, o estatuto está sub júdice e, com isso, estão impedidas discussões e encaminhamentos acerca da matéria. "São pontos importantíssimos para a universidade que estão travados, como sistema de escolha para o reitor, questões referentes à autonomia financeira e outros pontos que precisam de discussão e implementação, principalmente", explicou o reitor eleito.

Apesar da capilaridade da UERN, que está presente em todas as regiões do Rio Grande do Norte, o reitor eleito acredita que são necessários mais investimentos na instituição. Para ele, é importante a discussão imediata junto ao Governo do Estado e Assembleia Legislativa para que o orçamento que será elaborado para o próximo ano contemple a UERN de forma mais efetiva.

"Temos uma grande capilaridade, mas bem menos investimento do que precisamos. Ficamos excluídos da política de investimento e o Estado não tem sido regular nos repasses de seus recursos. Temos que reavaliar essa política", disse o reitor eleito.

De acordo com o calendário eleitoral da UERN, a Comissão Eleitoral apresentará o resultado da eleição ao Consuni no dia 5 de abril. A Lista Tríplice será entregue à governadora Rosalba Ciarlini no dia 17 de abril. A posse ocorrerá no dia 28 setembro, durante a Assembleia Universitária.

Currículo

Pedro Fernandes Ribeiro Neto é graduado em Ciência da Computação na Universidade Estadual do Ceará (UECE) e ingressou na UERN no ano 1998, quando entrou para o quadro de professores através de concurso. Em 2000, Pedro Fernandes começou o mestrado em Engenharia Elétrica em Campina Grande/PB. No ano seguinte concluiu o mesmo curso e deu início ao doutorado.

Ele é pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN desde 2009.