Pau dos Ferros: Equipe do SAMU participa de reunião com os vereadores.


Na manhã desta sexta-feira (26), os vereadores se reuniram com a equipe do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – de Pau dos Ferros no Plenário da Casa Legislativa para debater a importância e os procedimentos que o serviço exige para realizar o atendimento.

De caráter pré-hospitalar, o SAMU visa chegar precocemente a vítima após ter ocorrido algum agravo à saúde, diminuindo o número de óbitos, o tempo de internação nos hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce adequado.

O serviço de atendimento em Pau dos Ferros, segundo a equipe, funciona 24 horas, com duas ambulâncias: a Unidade de Suporte Básico – USB (com um técnico de enfermagem e o condutor socorrista) e a Unidade de Suporte Avançado – USA (com um médico, o enfermeiro e o condutor socorrista).


Em ocorrência grave (como dores no peito de aparecimento súbito, situação de intoxicação ou envenenamento, queimaduras graves, queda acidental, crises convulsivas, acidentes de trânsito, entre outros) deve-se ligar para o 192, onde a telefonista anotará o endereço (cidade, bairro, rua, número e ponto de referência). Em seguida, a ligação será transferida para o Médico Regulador que irá saber qual o estado da vítima e decidir qual Unidade (a Unidade de Suporte Básico ou a de Suporte Avançado) enviará para a ocorrência.

A equipe do SAMU orienta que a ligação seja feita de um telefone fixo, ou telefone público (orelhão). Caso seja feita de um telefone móvel, use as operadoras Claro ou Oi.

Segundo eles, a Central de Regulação é soberana. Ou seja, as viaturas não se deslocam para lugar algum sem autorização da Central, a qual se encarrega, também, de solicitar o apoio da Policia Militar, Bombeiros, Cosern e de outros serviços, para a segurança dos socorristas, da população e da própria vítima.

A reunião foi para esclarecer as dúvidas e passar informações que a população ainda não é conhecedora. A equipe do SAMU/Pau dos Ferros está visitando instituições públicas, fazendo trabalhos educativos com palestras, cartazes na internet e vinhetas em rádios do município.

Da Assessoria de Comunicação