Kassab vai negociar apoio do PSD a Dilma em troca do apoio do PT a quatro candidatos, inclusive Robinson no RN.

Presidente nacional do PSD quer PT potiguar apoiando o vice-governador.

A informação foi publicada neste domingo (28), na coluna Panorama Político, assinada pelo jornalista Ilimar Franco, n’O Globo:

Na barganha 

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, garantiu apoio à reeleição da presidente Dilma sem ganhar ministérios esse ano, mas prepara o pacote de pedidos para 2014. 

Para integrar a coligação petista, Kassab quer o apoio do PT para candidatos do PSD ao governo em quatro estados: Bahia, Santa Catarina, Amazonas e Rio Grande do Norte.

Comentário do Blog: Ao que parece, a pré-candidatura de Robinson Faria (PSD) ao Governo do RN, até o momento, é a que tem mais possibilidades de provocar uma coalizão entre os partidos aliados do Governo Federal aqui no Estado. Até pelas pretensões (conveniências) futuras dos seus líderes nacionais.

No entanto, este entendimento não é enxergado só por causa do iminente alinhamento no plano nacional, mas pelo cenário político vivenciado atualmente em solo potiguar.

Por essas bandas, o PMDB de Henrique Alves (Presidente da Câmara) e Garibaldi Filho (Ministro da Previdência), "aliado" da Presidente Dilma Rousseff (PT), seria o partido com mais chances de aglutinar forças para o pleito de 2014 (em tese). Entretanto, por insistir em caminhar de braços dados com o "Governo do DEM", tem despertado a ira dos petistas e, consequentemente, cedido a vez para o Vice-governador atrair a simpatia dos demais partidos de oposição.

Para completar, com a Deputada Federal, Fátima Bezerra (PT), mostrando-se disposta a entrar na briga por uma vaga no Senado e a Vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), deixando claro que disputará a eleição na chapa proporcional...

O caminho parece ter ficado livre para Robinson pleitear sua postulação em comum acordo com os outros líderes oposicionistas.

Aguardemos...