Prefeitura de Pau dos Ferros promove mobilização de enfrentamento às hepatites.


As hepatites são doenças que atacam o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Estimativas apontam que 2,3 milhões de brasileiros são portadores das hepatites, sendo (800 mil) do tipo B e (1,5 milhão) do tipo C.

No Rio Grande do Norte, segundo dados do setor de epidemiologia do Programa Estadual DST/AIDS e Hepatites Virais (PE/DST/AIDS e Hepatites), foram notificados 3555 casos confirmados de Hepatites Virais de 2005 a 2012, sendo 80% em Hepatite A, 12% em Hepatite B e 14% em Hepatite C.

Diante desse panorama, é necessário o fortalecimento do diálogo entre gestores, Organizações da Sociedade Civil e outros parceiros por meio de ações conjuntas, promovendo discussões sobre a qualidade de vida, utilizando estratégias de comunicação para informar sobre como se contrai e como é possível prevenir, além de tratar os principais tipos de hepatites, sensibilizando a sociedade acerca da responsabilidade de cada um no enfrentamento deste agravo.

Para lembrar o dia 28 de julho, Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a Secretaria de Saúde e Saneamento de Pau dos Ferros, através do Serviço de Atenção Especializada em DST/AIDS e Hepatites Virais (SAE) e em parceria com a VI URSAP, promoverá uma ação estratégica no próximo sábado, 27, no Centro Cultural “Joaquim Correia”, em frente à Praça Monsenhor Caminha, no período das 08:00 às 14:00.

Um dos objetivos da campanha é ampliar e fortalecer parcerias para mobilização da população acerca dos perigos e cuidados das hepatites virais. Para esta mobilização, além da realização de testes de hepatite B e C, será realizada distribuição de preservativos, orientação à população e distribuição de material educativo, com o apoio do Grupo de Escoteiros.

Da Assessoria de Comunicação