Saída do PMDB da base governista instiga rumores sobre impeachment da Governadora, Rosalba Ciarlini.


A possibilidade da instauração de um processo de impeachment da Governadora, Rosalba Ciarlini (DEM), passa a ser mais real nos corredores da Assembleia Legislativa, principalmente, se o rompimento político do PMDB em relação ao governo do Estado for confirmado nesta sexta-feira (30).

Embora oficialmente ninguém tenha levantado esta hipótese na Casa, a tese começa a ganhar força até na imprensa diante do desgaste do governo (Veja AQUI e AQUI). Além disso, se houver o processo, não há dúvida que ele tramitará com facilidade. 

Ambiente propício existe, já que com a saída dos quatro deputados do PMDB, a base de Rosalba Ciarlini passará a contar somente com os deputados Antônio Jácome (PMN), George Soares (PR), Getúlio Rego (DEM), Gilson Moura (PV), José Adécio (DEM), Leonardo Nogueira (DEM), Raimundo Fernandes (PMN), Ricardo Motta (PMN) e Vivaldo Costa (PR).

Entre oposicionistas e independentes, a oposição contaria então com 15 parlamentares, sendo eles: Agnelo Alves (PDT), Ezequiel Ferreira (sem partido), Fábio Dantas (PHS), Fernando Mineiro (PT), Gesane Marinho (PSD), Gustavo Fernandes (PMDB), Gustavo Carvalho (PSB), Hermano Morais (PMDB), José Dias (PSD), Larissa Rosado (PSB), Márcia Maia (PSB), Nélter Queiroz (PMDB), Tomba Farias (PSB), Walter Alves (PMDB) e Kelps Lima (sem partido). Detalhe: a bancada da oposição poderá se tornar ainda maior, caso o PR declare rompimento.

Nos bastidores, o desarranjo na base governista é atribuído às dificuldades impostas pelo próprio governo, que mesmo diante das dificuldades da gestão, não deu abertura para o diálogo (mesma postura adotada pela gestão com os poderes e com os grevistas). 

Durante todo o governo até agora a governadora só se reuniu uma vez com os deputados da base, ainda em 2011. Nunca houve preocupação da gestão de ouvir os deputados, que circulam pelo interior, visitam as bases e conhecem os problemas. 

Para muitos deputados, Rosalba já superou a Ex-prefeita Micarla de Sousa há muito tempo. Micarla saiu da gestão com mais de 90% de desaprovação. A única coisa que não se pode acusar o governo é de corrupção, conforme admitido pelo próprio Vice-governador, Robinson Faria (PSD), adversário político da governadora. Já a ineficiência seria a marca registrada.