Cinco milhões fizeram o Enem 2013 e número de faltosos chegou a 29%, diz Mercadante.


Encerrados os dois dias de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez um balanço da aplicação das provas. Em coletiva à imprensa concedida nesse domingo (27) em Brasília, o ministro afirmou que a realização do exame transcorreu sem incidentes graves.

"Foi um grande êxito. Não registramos nenhum problema que tenha prejudicado o exame. A gente aprende a cada ano e estamos sempre buscando aprimorar", disse Mercadante.

Ao lado do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa, e do secretário executivo do MEC, Henrique Paim, o ministro informou que a estimativa inicial com dados do MEC e do Inep é de que 5 milhões de candidatos fizeram o Enem deste ano. 

Durante as provas, foi registrada a abstenção média de 29%. Esta edição teve o número recorde de 7.173.574 milhões de inscritos.

Os gabaritos serão divulgados até a próxima quarta-feira (30) na página do Inep. O resultado final será divulgado na primeira semana de janeiro.