Leonardo revela que solução apontada por Gustavo e Elias para resolver problema do abastecimento em Pau dos Ferros "evaporou".


A julgar pelas declarações do Secretário Estadual de Recursos Hídricos, Leonardo Nunes Rego, proferidas na tarde deste sábado (23), na Rádio Cultura do Oeste, a tão propagada solução apontada pelo Deputado Estadual, Gustavo Fernandes, e pelo Ex-diretor do DNOCS, Elias Fernandes Neto, para resolver o problema do abastecimento d'água em Pau dos Ferros "evaporou".

É que, recentemente, tanto Gustavo quanto Elias utilizaram os microfones da Rádio Obelisco FM para afirmar que existiria uma reserva submersa de água nas proximidades da "Barragem" (datada do período cretáceo), com capacidade para fornecer até 300 mil litros de água por hora, e que poderia abastecer plenamente toda a população pau-ferrense durante a estiagem. Contudo, coube ao Secretário Leonardo Rego, munido de informações oficiais, a tarefa de desbaratar tais suposições sem amparo técnico.

De acordo com o Secretário, ainda nesta semana técnicos da UFRN, capitaneados pelo Ex-reitor Ivonildo Rego, estiveram em Pau dos Ferros para averiguar a possibilidade concreta da existência de tal reserva submersa de água nas imediações da "Barragem" utilizando máquinas cedidas pela SEMARH, além de outras locadas pela CAERN. Entretanto, após várias perfurações, nenhum vestígio da suposta bacia subterrânea foi encontrado, fato que "jogou por terra" a tese levantada por Gustavo e Elias.

Leonardo ainda salientou que o deslocamento dos técnicos da UFRN até Pau dos Ferros (incluindo gastos com hospedagens pagas pela prefeitura local), além da locação das máquinas utilizadas por parte da SEMARH e CAERN, acabaram gerando despesas desnecessárias aos cofres públicos, já que os recursos destinados ao combate a estiagem devem ser aplicados em ações concretas e não em suposições carentes de embasamento científico.

Diante de tudo isso, restou a Leonardo Rego aconselhar a Gustavo e Elias a procurarem um local onde fossem desconhecidos para continuarem na vida pública, pois em Pau dos Ferros a população já conhecia o histórico dos dois. Disse ainda que sempre ocuparam cargos importantes, porém, nada fizeram pela região. E finalizou alertando que, mais uma vez, o DNOCS estaria sendo utilizado como instrumento de promoção política (através da perfuração de poços determinada pelos vereadores da oposição pau-ferrense), a exemplo do passado (Relembre AQUI e AQUI).