Prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, anuncia realização de mutirão e chegada de carros fumacê para o combate a dengue.


Que a dengue é uma doença com abrangência nacional, ninguém pode negar. Que o poder público tem que fazer a sua parte para conter o avanço do mosquito transmissor, é fato. Mas, que a população também deve exercer papel preponderante na luta contra o Aedes aegypti, isso todos tem a obrigação de saber.

Depende da consciência de cada cidadão (aquele verdadeiramente comprometido com os interesses da coletividade) colaborar com as instituições públicas para garantir a eficácia das ações governamentais preventivas, pois essa problemática envolve a saúde de todos e, portanto, necessita do empenho de toda sociedade.

No caso do avanço da dengue em Pau dos Ferros podemos dizer que trata-se de uma triste realidade vivenciada em praticamente todo o território nacional, não sendo o nosso município o único a enfrentar tamanha adversidade.

Indo mais além, faz-se necessário reconhecermos que ao longo de todo o ano de 2013 o Governo Fabrício Torquato não economizou esforços para lidar com o problema, quer tenham sido através da realização de campanhas educativas (mutirões nos bairros) ou por meio da adoção de medidas mais contumazes como, por exemplo, garantir a circulação do carro fumacê por toda a cidade.

Agora, novamente, o Prefeito Fabrício prepara-se para desencadear uma série de ações concretas para intensificar a vigilância aos focos do mosquito causador da dengue. Em virtude disso, já anunciou em seu programa de rádio a chegada de dois carros fumacê, na próxima terça-feira (26), que deverão percorrer toda a cidade, e conclamou a população para abrirem as portas e janelas das residências na hora da passagem do veículo.

Além disso, o Chefe do Executivo informou que será realizado ainda nesta semana um grande mutirão no Bairro Manoel Deodato (a exemplo do que já vem sendo feito nos demais bairros), com a participação de todos os agentes de endemias, incluindo até a utilização da frota de veículos da Secretaria de Desenvolvimento Rural para a retirada de entulhos e limpeza de terrenos baldios ou particulares, objetivando a erradicação de possíveis focos da doença.

"Apesar das críticas oportunistas e mesquinhas dos meus adversários ao nosso trabalho, a população sabe que jamais fugiremos do tema da dengue, pois confia no trabalho que estamos desempenhando. Vamos continuar desencadeando um forte trabalho de conscientização, já que as responsabilidades tem que ser compartilhadas entre todos nós. Também utilizaremos todos os mecanismos necessários para encarar esse problema de frente, inclusive, como sempre fizemos ao longo de nossa trajetória. Se todos contribuírem, tenho certeza que brevemente estaremos livres desse problema que assola nossa cidade, estado e país", ressaltou Fabrício Torquato.