Fernando Mineiro culpa "desastre Rosalba" por enfraquecimento do RN.


O deputado estadual, Fernando Mineiro (PT), avalia como "frágil e instável" a situação do Rio Grande do Norte, após a nulidade do diploma da governadora. Rosalba Ciarlini (DEM), e consequente cassação do seu mandato pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na semana passada. Ele lembra que Rosalba está no cargo por força apenas de uma liminar da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Laurita Vaz, concedida na última sexta-feira.

"Rosalba está inelegível, pela lei da ficha limpa. E é governo através de liminar", disse o parlamentar, afirmando que "o desastre do governo Rosalba criou uma instabilidade no Estado como um todo". "Temos uma situação sui generis. Temos a prefeita da segunda maior cidade cassada, e a governadora se segura numa liminar para administrar o Estado. É uma situação nunca vista na história, por isso que propus que a Assembleia não entrasse em recesso para acompanhar esses fatos", disse o parlamentar.

Mineiro disse que analisa a possibilidade de entrar com pedido de impeachment contra Rosalba na Assembleia Legislativa. Outra possibilidade, analisada pelo parlamentar, diz respeito a provocar o Ministério Público, para que faça valer a Lei da Ficha Limpa, por entender que a governadora, desde que teve a condenação por uso do avião na campanha eleitoral passada confirmada pelo TRE, já deveria ter sido acionada, tanto na esfera civil, quanto na criminal.

"De minha parte estamos analisando a situação e o processo como um todo para apresentar pedido de impeachment na Assembleia, ou acionar o Ministério Público para que o MP se posicione, dizer se há inelegibilidade ou faça valer a lei da ficha limpa", disse Mineiro.

Do Jornal de Hoje