NASF de Pau dos Ferros realiza capacitação para cuidadores e responsáveis por pessoas com deficiência.


Sob a coordenação do Fonoaudiólogo do Núcleo de Apoio à Saúde da Família de Pau dos Ferros - NASF, Antonio Carlos, foi realizada a I Capacitação para Cuidadores e Responsáveis por Pessoas com Necessidades Especiais com o objetivo de promover o cuidado e a atenção especializada, com Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Assistente Social e Educadora Física.

Diversos temas foram abordados, todos eles com o objetivo de apresentar as melhores maneiras de cuidar das pessoas atendidas, a exemplo da Consistência e tipos de alimentações adequadas para nutrição do paciente com necessidades especiais.

Todos os cuidadores participantes foram convidados pelos agentes comunitários de saúde e houve grande adesão por parte deles, que tiraram suas dúvidas e adquiriram conhecimentos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

A parceria entre os profissionais e os cuidadores deverá possibilitar a sistematização das tarefas a serem realizadas no próprio domicílio, privilegiando-se aquelas relacionadas à promoção da saúde, à prevenção de incapacidades e à manutenção da capacidade funcional da pessoa cuidada e do seu cuidador, evitando-se assim, na medida do possível, as hospitalizações.