Prefeitura de Pau dos Ferros aderiu ao Programa social "Amigo de Valor".


A cidade de Pau dos Ferros aderiu ao Programa "Amigo de Valor" do Banco Santander ainda em 2013. De forma inicial, a Prefeitura encaminhou à instituição financeira, um projeto na área de proteção social. O trabalhou contemplou, com especial atenção, as crianças e adolescentes, onde aspectos técnicos e de qualidade foram analisados, permitindo a sua pré-seleção.

Para que o projeto fosse selecionado, o município recebeu a vista de técnicos da instituição financeira, que apoiou e acreditou que Pau dos Ferros tinha capacidade de realizar um diagnóstico com o objetivo de promover melhorias no atendimento a estes jovens.

O programa Amigo de Valor iniciou seu ciclo de apoio ao município destinando recursos para a realização do diagnóstico local e, ao mesmo tempo, oferecendo suporte metodológico e capacitação para a comissão que foi formada, composta por conselheiros tutelares e apoiados por um técnico em pesquisa social.

A comissão participou nos dias 10 e 11 de fevereiro deste ano, de oficinas na cidade de Fortaleza/CE com o intuito de adquirir conhecimentos e assim partir para o grande desafio que é de elaborar a proposta de ação e a realização do diagnóstico local da situação da promoção e defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

A mesma equipe vai atuar em um processo permanente de investigação, aprendizagem e apropriação da realidade dos jovens, avaliando a situação dos Direitos no Município e as ações já existentes, propondo aprimoramento e/ou novas ações que possam mudar a realidade local para melhor.

O diagnóstico se inicia com a análise das fragilidades e potencialidades dos próprios Conselhos – de Direitos e Tutelares, assim como são analisadas a situação social e econômica da cidade, entre outros pontos. Na sequência, é feito o cruzamento de dados entre o mapeamento das violações de direitos e o sistema de atendimento existente para combatê-las, que vai embasa a formulação de propostas de mudanças.

Dia 18 de fevereiro a comissão se reuniu com o sistema de garantia de direitos para traçar reuniões sistemáticas e assim planejar as ações prioritárias para iniciar o diagnóstico que será de grande importância para melhor atender crianças e adolescentes.

Participaram deste encontro, os Conselheiros de Direito, Conselheiros Tutelares, Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Social, equipes multiprofissionais, Assistentes Sociais, Psicólogos e Pedagogos dos CRAS e CREAS, além da Secretária de Desenvolvimento Social, Glenira Holanda.