Jornalista mossoroense se empolga e especula aproximação de Nilton Figueiredo com Leonardo Rêgo com vistas às eleições 2016.


Confira abaixo a íntegra de uma matéria publicada pelo jornalista mossoroense César Santos, em seu blog (Veja AQUI), onde o referido profissional da comunicação vislumbra os possíveis desdobramentos que poderão ocorrer no cenário político pau-ferrense, após o anúncio da adesão do Deputado Estadual, Getúlio Rêgo (DEM), à candidatura do candidato a governador do PMDB, Henrique Alves.

De acordo com César Santos, a união temporária deflagrada em Pau dos Ferros entre os integrantes do DEM e PMDB poderá redesenhar o mapa político local, inclusive, possibilitando até uma hipotética aproximação entre os ex-gestores e ferrenhos adversários Nilton Figueiredo e Leonardo Rêgo com vistas às eleições municipais de 2016. Assim escreveu empolgadamente o conceituado jornalista:

Leonardo e Nilton Juntos criam novo cenário na política de Pau dos Ferros

A política de Pau dos Ferros vai mudar. E como vai mudar. Tudo por conta da adesão do ex-prefeito Leonardo Rêgo (DEM) ao grupo liderado pelo também ex-prefeito Nilton Figueiredo (PMDB).

Agora ex-adversários e juntos no mesmo palanque do candidato a governador Henrique Alves (PMDB), Leornardo e Nilton passam a falar a mesma linguagem, formando o novo cenário.

A nova postura de Leonardo, que antes acusava Figueiredo de corrupto, e recebia a mesma resposta de Figueiredo, poderá provocar o rompimento dele com o prefeito Fabrício Torquato (DEM). 

O entendimento é simples e tem leitura nas eleições municipais de 2016: 

Leonardo quer ser prefeito de novo e deverá ter o apoio de Figueiredo, que pode lançar o filho Bráulio (PMDB) como seu vice. Ou, do contrário, se Leonardo não reunir as boas condições, pode ser o vice de Bráulio.

Nesse caso, Fabrício que será candidato à reeleição terá que se afastar de Leonardo e manter distância de Figueiredo. 

É, sem dúvida, um novo cenário, com mudança radical. De postura, de discurso, de perfil e, principalmente, de projetos políticos. 

Realmente, é aquela velha história: a política é como um nuvem… 

E dinâmica, para ser mais simpático. 

Comentário do Blog: Apesar de respeitar a opinião do experiente jornalista César Santos entendo que, desta vez, sua imaginação o levou a equivocar-se completamente em suas análises, visto que uma união entre Nilton Figueiredo e Leonardo Rêgo representaria o sepultamento político de ambos, tamanha a rivalidade verificada entre os seguidores dos dois "caciques" locais. 

Isso sem falar na intriga pessoal que acabou se transformando as desavenças partidárias entre os dois líderes, fato que é do conhecimento de todos por essas bandas. 

Mesmo acreditando na tese de que em política tudo é possível, no caso em tela não enxergo amparo para tais conjecturas aleatórias e por um motivo óbvio: Nilton e Leonardo são protagonistas da política local e, dificilmente, abririam mão da condição de líderes, sob pena de perderem prestígio e influência junto à população. 

Evidentemente que tal acontecimento, encarado como quase impossível de acontecer, permitiria a ascensão de um novo nome no tabuleiro político pau-ferrense, todavia, por enquanto, essa possibilidade deve ser peremptoriamente descartada. Isto é, pelo menos é o que eu penso. 

O que vem além disso não passa de devaneio.