Pesquisa Ibope diz que Henrique Alves tem 12% de vantagem em relação a Robinson Faria.


O Instituto Brasileiro de Opinião Pública (IBOPE) divulgou, nesta quinta-feira (28), os números de uma pesquisa para o pleito no Rio Grande do Norte e a preferência do eleitor potiguar em relação as eleições presidenciais. Além disso, a pesquisa também aponta o índice de aprovação do governo do estado.

Para o pleito no RN, a pesquisa do Ibope apontou vantagem do candidato Henrique Eduardo Alves (PMDB) que aparece com 40% das intenções de votos, seguido de Robinson Faria (PSD) com 28%. O professor Robério Paulino (PSOL) e Simone Dutra (PSTU) aparecem com 2% das intenções, já Araken Faria (PSL) tem 1%.

Além do número de intenções de voto, o instituto apontou o número de rejeições dos candidatos. Henrique Eduardo Alves aparece com 29% de rejeição, Araken Farias vem na sequência com 28%, Robinson Faria tem 26%, Simone Dutra aponta com a quarta maior rejeição, com 22%. Já o professor Robério Paulino tem 18% de rejeição. 

18% dos entrevistados afirmaram que poderiam votar em qualquer um e 17% dizem não saber ou não quiseram responder.

SENADO

A pesquisa também avaliou os números na corrida para a única vaga no estado para o Senado. O Ibope aponta a candidata Wilma de Faria (PSB) com uma ligeira vantagem sobre a candidata Fátima Bezerra (PT). A primeira tem 35% das intenções de voto, a segunda aparece com 34%, o que configura um empate técnico entre as candidatas. 

Na sequência, aparece outro empate, desta vez entre Roberto Ronconi (PSL) e Ana Célia (PSTU), ambos aparecem com 2% dos votos. Já o Professor Lailson (PSOL) com 1% da intenção dos votos. 17% dos eleitores afirmaram que irão votar branco ou nulo e 9% não responderam ou não sabe.

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de agosto. Foram entrevistados 812 eleitores em 40 municípios do estado. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. 

O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) sob o número 00016/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00441/2014.