Robinson Faria desbanca palanque milionário de Henrique Alves e é eleito o novo Governador do Rio Grande do Norte.

Considerado por muitos, no início da campanha eleitoral, como um verdadeiro azarão, o advogado Robinson Mesquita de Faria (PSD) conseguiu vencer todas as adversidades impostas pela candidatura milionária de Henrique Eduardo Lyra Alves (PMDB) e, heroicamente, conseguiu tornar-se o novo Governador eleito do Rio Grande do Norte no pleito deste domingo (26).

Os números finais da apuração no segundo turno revelaram que Robinson Faria obteve 877.268 votos (54,42%), contra 734.801 sufrágios (45,58%) do adversário Henrique Alves (PMDB). Portanto, uma maioria de 142.467 votos (8,84%).

Sem dúvidas, Robinson Faria desbancou quase toda classe política do estado, que se reuniu em torno da postulação de Henrique Alves objetivando garantir uma eleição sem dificuldades para o peemedebista. Contudo, a população rejeitou o "acordão" formalizado nos gabinetes e sapecou nos "caciques" uma das maiores derrotas da história política do RN.

Trocando em miúdos, o povo potiguar aplicou uma verdadeira lição nos representantes das principais oligarquias políticas do estado (Alves e Maia), que pensavam ser proprietários da consciência do eleitor, mas descobriram à força que soberano mesmo é o voto livre do cidadão depositado secretamente na urna.

Agora, espera-se dos que foram derrotados nas urnas um único ato de dignidade: fazer uma oposição responsável e sem querer prejudicar a governabilidade do novo Chefe do Executivo estadual.

Podemos confiar nisso? Aguardemos...