Antônio Martins: Governador Robinson Faria atende solicitação do Prefeito Zé Júlio e ordena início imediato da Operação Pipa no Município.


Priorizando solicitação do Prefeito de Antônio Martins, Dr. Zé Júlio, o Governador do Estado, Robinson Faria, assegurou a reimplantação imediata da Operação Pipa na zona urbana do município, que é um dos mais afetados pela seca no Rio Grande do Norte.

O pedido foi prontamente atendido durante uma audiência em que ficou acertado o apoio do Governo do Estado, através da Caern, que bancará o programa. O encontro foi agendado pelo deputado estadual diplomado, Galeno Torquato. 

Zé Júlio também esteve com o presidente da Caern, Marcelo Saldanha Toscano, e a diretoria da estatal em uma reunião que serviu para tratar da falta d’água no município. O prefeito estava acompanhado do representante da Secretaria Municipal de Planejamento, Everton Mesquita, que é técnico da Emater.

A reunião contou também com a participação de Lindolfo Gomes Vidal Neto (diretor administrativo), Maria Helena Bezerra Cortez (diretora comercial e de atendimento), Anton Carlos Gondim Safieh (diretor de Planejamento e Finanças) e Maria Geny Formiga (diretora de empreendimentos).

Como resultado dessa ação, o escritório regional da Caern, em Pau dos Ferros, enviou ao município nesta quarta-feira, 28 de janeiro, o engenheiro Anderson Araújo de Souza, que, acompanhado do coordenador de Defesa Civil do município, Francisco de Sousa, e do secretário de Finanças, Jovito José, vistoriou poços no Sítio Carnaubinha e avaliou a capacidade para suplantar o abastecimento d’água por meio da Operação Pipa.

Conforme informou o prefeito, a expectativa é de iniciar o programa já a partir desta terça-feira, 3 de fevereiro, após o cadastramento dos carros-pipas.

Dr. Zé Júlio lembrou que na zona rural o serviço de abastecimento continuará sendo feito e coordenado pelo Exercito Brasileiro. "O problema somente será resolvido de duas formas: com um bom inverno, suficiente para encher o Açude Porcos, que ora encontra-se em colapso, ou através da conclusão da Adutora Alto Oeste, advinda da Barragem de Santa Cruz, em Apodi, que é mais uma das metas e prioridades do atual governo e que irá beneficiar definitivamente nossa população", destacou.

O coordenador da Defesa Civil do município, Francisco Sousa Assis, adiantou que nesta segunda-feira, 02 de fevereiro, técnicos da Caern estarão novamente no município, para, desta vez, vistoriar e cadastrar os carros-pipas que serão contratados para o abastecimento urbano. 

Ele enfatizou ainda os esforços do prefeito para que a população não sofra tanto com a falta d’água na cidade, adotando ações de enfrentamento a crise. Uma delas foi a instalação de caixas d’água de 120 mil litros em bairros carentes e conjuntos residenciais, sendo mais uma ação que, certamente, não soluciona o problema, mas traz grande alivio a quem precisa.