Galeno Torquato está entre os deputados estaduais do PSD que tomarão posse no próximo domingo (1º).


No próximo domingo, dia 1º de fevereiro, os deputados do Partido Social Democrático (PSD) no Rio Grande do Norte serão empossados. A lista dos deputados do PSD é formada por três deputados estaduais e um deputado federal.

"A atuação dos deputados do PSD será voltada para o desenvolvimento social e econômico dos municípios do Rio Grande do Norte",  comenta o presidente estadual do PSD e governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria (PSD).

O PSD terá como representante na bancada federal em Brasília, o deputado Fábio Faria (PSD), eleito para o seu 3° mandato consecutivo. Fábio toma posse também no dia 1º de fevereiro ainda pela manhã, já que as solenidades na Câmara terão início às 10 horas.

A Assembleia Legislativa também empossa às 17 horas os deputados estaduais José Dias (PSD), reeleito para o seu 8° mandato e os novos deputados: Galeno Torquato (PSD) e Dison  Lisboa (PSD). 


José Galeno Diógenes Torquato 

Galeno Torquato nasceu em São Miguel, em 4 de maio de 1969. Passou boa parte da sua infância em sua cidade natal e estudou medicina em Natal, especializando-se posteriormente em ginecologia e obstetrícia em Brasília. Após terminar a pós-graduação, retornou a São Miguel. Por vários anos, o médico trabalhou no Hospital Regional Dr. Cleodon Carlos de Andrade, em Pau dos Ferros.

Galeno foi eleito prefeito de São Miguel em 3 de outubro de 2004, com 6.294 votos, dando continuidade a uma tradição política iniciada pelo seu pai, José Torquato, que foi prefeito do município por três mandatos e eleito deputado estadual. Nas eleições de 5 de outubro de 2008, foi reeleito com 7.512 votos.

Durante seus dois mandatos como prefeito, José Galeno fez importantes obras no município, entre elas a recuperação do Parque da Lagoa de São Miguel (abandonado durante muitos anos), a reforma da praça São Miguel Arcanjo, construção de unidades de saúde, creches escolares e ginásios poliesportivos e a pavimentação de diversas ruas. Em 2007, foi classificado pela empresa Stúdio Comunicação como um dos melhores prefeitos do Norte-Nordeste do Brasil.

Desde 2013, Galeno Torquato é filiado ao Partido Social Democrático (PSD), tendo obtido como candidato a deputado estadual, no pleito de 2014, mais de 63 mil votos, tornando-se o segundo mais votado do estado, ficando atrás apenas do atual presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ricardo Motta.