ONG realizará "Dia D" pela doação de sangue com ônibus do Hemonorte em Rafael Fernandes.


O município de Rafael Fernandes receberá no próximo sábado, dia 28 de fevereiro, o ônibus do Hemonorte de Mossoró para a realização de uma campanha pela doação de sangue. A ONG Mãos Amigas de Organizações Sociais (MÃOS) e a Associação Beneficente Mãe Gusta foram as instituições que viabilizaram o projeto, que teve início em novembro de 2014 com uma caminhada informativa para a população, e vai ser finalizada com a mobilização de pessoas para salvar vidas na próxima semana.

O evento acontecerá das 8h às 12h, por trás do Centro Cultural Antonio Justino de Oliveira, em frente à BR 405. De acordo com Rosimeire Freiras, integrante da ONG, o Dia D vai envolver uma programação paralela à doação. "Além da coleta de sangue com o ônibus e profissionais que compõem o Hemonorte de Mossoró e o Hemocentro de Pau dos Ferros, contaremos com profissionais da saúde da nossa cidade que terão um stand para verificação da pressão arterial e glicemia capilar das pessoas. Também estaremos distribuindo material informativo para os doadores e curiosos que passarem pelo local", contou.

Segundo o médico Jacob Mozaniel, Presidente da Associação Beneficente Mãe Gusta, qualquer pessoa, inclusive de cidades vizinhas, poderão doar sangue. "Dentre tantos, alguns dos pré-requisitos necessários para doar são: levar documento oficial com foto, estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 de idade, pesar mais de 50 kg, não estar em jejum e evitar apenas alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação", frisou. Ainda de acordo com ele, os jovens entre 16 e 18 anos incompletos podem doar sangue apenas apresentando declaração de consentimento formal dos responsáveis ou na presença deles.

O sangue coletado durante a ação será distribuído entre o Hemocentro de Pau dos Ferros, que abastece mais de 30 cidades da região, e o Hemonorte de Mossoró. "Após o período o Carnaval, a demanda nos bancos de sangue do estado aumentam em virtude dos acidentes nas estradas. Por isso a necessidade de sempre estarmos buscando alternativas como esta para mobilizar mais pessoas a doarem sangue. O próximo a precisar pode ser um de nós, amigos ou familiares. Sempre estamos sujeitos a isso e nunca é demais ajudar a quem precisa", disse Marcus Vinícius de Oliveira, Presidente do MÃOS.