Base aliada do Prefeito Fabrício Torquato no Legislativo reprova requerimentos importantes apresentados por vereadores da oposição.


A base aliada do prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, mais uma vez, tentou impedir que os vereadores de oposição fiscalizem as ações e as aplicações dos recursos públicos municipais, em um gesto de completa subserviência, possivelmente para retribuir os favores e os cargos comissionados que possuem dentro da prefeitura.

Durante a sessão ordinária realizada na manhã desta quinta-feira (28), os parlamentares que dão sustentação aos interesses da prefeito Fabrício no Poder Legislativo (Eraldo Alves, Antônio Avelino, Tércia Batalha, Kasumaro Kened e Bolinha) rejeitaram todos os requerimentos de autoria dos edis oposicionistas, que solicitavam informações importantes acerca de ações desenvolvidas ou que ainda serão efetuadas pelo Chefe do Poder Executivo.

Além disso, outras solicitações importantes cobrando benefícios para bairros inteiros foram rejeitados pelos parlamentares governistas, sem ao menos entrarem em discussão.

Comentário do Blog: A decisão do plenário é soberana e incontestável, afinal, é um direito de cada vereador votar naquilo que acredita estar certo. Entretanto, a rejeição de requerimentos que buscam dados oficiais sobre a aplicação dos recursos públicos e da forma como a Prefeitura administra os impostos recolhidos pela população, coloca em cheque o clima de animosidade que paira entre alguns membros do parlamento. E mais, como a base defende os interesses da prefeito Fabrício Torquato, tentar impedir a fiscalização dá a entender que se quer esconder alguma coisa.

Portanto, entendo que impedir ou reprovar o pedido de um vereador, seja ele de oposição ou situação, é retirar o poder atribuído pelo povo aos que compõe o Poder Legislativo. É simples, quando a maioria tira o poder que um parlamentar tem, acaba por si só retirando o poder de fiscalizar que a Câmara possui.

Mas, como toda ação tem uma reação, o que os vereadores devem refletir é que os últimos acontecimentos no parlamento local causam nada mais do que reações negativas na população. Discussões desnecessárias, atritos involuntários e interesses pessoais devem ser colocados de lado em prol da população.

Só para relembrar, fiscalizar não se trata de uma prerrogativa do vereador, é uma obrigação. Quando um eleitor escolhe um vereador para lhe representar, o escolhe também para prestar contas das ações dos dois poderes.

Por favor, senhores parlamentares de situação, lembrem-se disso.

Confira abaixo o teor dos Requerimentos apresentados pelos vereadores da oposição e que foram reprovados na Câmara:

Requerimento Nº 088/2015: Requer ao excelentíssimo Sr. Prefeito municipal que envie planilha detalhada das despesas, assim como os processos de pagamentos realizados com o SAMU. (Reprovado)

Requerimento Nº 089/2015: Requer ao excelentíssimo Sr. Prefeito municipal que providencie a recuperação asfáltica das ruas do nosso município. (Reprovado)

Requerimento Nº 090/2015: Requer ao excelentíssimo Sr. Prefeito municipal que seja informado a esta Casasobre o funcionamento do Conselho Municipal Antidrogas - COMAD. (Reprovado)

Requerimento Nº 091/2015: Requer ao excelentíssimo Sr. Prefeito municipal que seja enviado a esta Casa Legislativa cópias do projeto completo de urbanização da Orla do Açude 25 de Março – 1ªetapa. (Reprovado)


Confira a pauta completa da sessão ordinária desta quinta-feira na Câmara AQUI.