Enquanto Galeno Torquato "fabrica" candidato à distância, Raimundo Fernandes se esforça para manter presença constante em São Miguel.


Lá para as bandas de São Miguel crescem os comentários nas ruas, esquinas e calçadas a respeito da ausência do deputado estadual Galeno Torquato (PSD) no município, principalmente, depois que o ex-prefeito conseguiu um assento na Assembleia Legislativa. 

Em meio à crise hídrica que São Miguel atravessa, alguns populares reclamam que o parlamentar só aparece na cidade para alimentar querelas paroquiais (através de pronunciamentos deselegantes em sua emissora de rádio), demonstrando até uma certa indiferença ante os problemas ocasionados pela estiagem e o esforço conjunto feito pela classe política local para tentar encontrar soluções para melhorar o abastecimento d'água no município.

Ademais, embora venha se mantendo ausente de sua terra natal, alguns observadores políticos da Serra do Camará dizem que Galeno Torquato estaria "fabricando" à distância a pré-candidatura do seu irmão, arquiteto Gaudêncio Torquato, para disputar o comando da prefeitura em 2016, como forma de tentar reconduzir o "clã Torquato" ao comando do Executivo local.

Por outro lado, agindo de forma contrária está o experiente deputado estadual Raimundo Fernandes (PROS) que, por quatro fins de semana consecutivos, tem se deslocado da capital do estado para discutir e tentar resolver problemas no município serrano, nas mais diversas áreas, estendo a mão até para políticos de outros partidos como é o caso do prefeito Dario Vieira (PP).

Mesclando maturidade política com um fôlego jovial invejável, Raimundo Fernandes aproveita o espaço deixado pelo seu rival para crescer novamente perante a opinião pública fazendo justamente o que Galeno, aparentemente, está se omitindo de executar: colocar o mandato à disposição dos micaelenses e ser mais acessível junto aos que o elegeram.

Fazendo justiça, digo que apesar do Deputado Raimundo não contar mais com o suporte da poderosa máquina pública estadual para impulsionar o seu trabalho, o parlamentar tem demonstrado que, quando se tem boa vontade e disposição, sempre é possível ser útil à população, apesar dos ventos contrários.

Sem dúvidas, uma aula de experiência política para novato nenhum colocar defeito!