Audiência pública na Câmara Municipal de Pau dos Ferros vai discutir greve na UERN.


O comando de greve da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) participa amanhã, a partir das 10h, de uma audiência pública na Câmara Municipal de Pau dos Ferros, onde será discutida a paralisação dos servidores, que já chega há 37 dias. O objetivo da atividade é ampliar o debate com os parlamentares e a sociedade acerca das necessidades da instituição e de sua importância para o RN.

Segundo informações divulgadas no site da ADUERN, antes da audiência, os grevistas se reúnem em frente à Casa de Cultura de Pau dos Ferros para um grande ato público em defesa da universidade, que contará com a participação de diversas representações sindicais e da sociedade civil organizada. A mobilização visa chamar a atenção de populares para pauta de reivindicação das categorias e o descaso com a instituição de ensino.

Para o Presidente da Associação dos Docentes da Uern (Aduern), Valdomiro Morais, a atividade será fundamental para os servidores. Ele ressaltou que a participação em audiências públicas já aconteceu em Mossoró e Natal, e em ambos os casos foi considerada um sucesso pelos grevistas.

"A nossa expectativa é que a atividade amanhã seja tão boa quanto as que foram realizadas em outras cidades. Pau dos Ferros sempre foi um município que recebeu o movimento grevista da Uern de braços abertos, contamos com a participação da sociedade nesta mobilização em defesa de nossa universidade", afirmou Valdomiro.

CONTRAPROPOSTA

Os servidores da Uern ainda aguardam pela contraproposta de realinhamento salarial, que está sendo formulada pelo Governo do Estado e a Reitoria da universidade. Os grevistas reivindicam, entre outras pautas, um reajuste de 57,53%, que a priori seria pago em quatro parcelas de 12,035% .