Fumantes de Antônio Martins recebem medicação para tratamento contra o tabagismo.


A Prefeitura de Antônio Martins, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou nesta quinta-feira (20), os medicamentos que auxiliarão os fumantes do município durante o tratamento para largarem o cigarro.

Este foi o segundo encontro do 1º grupo do Programa de Controle do Tabagismo, cujo objetivo é incentivar os participantes a abandonarem o vício.

Os dependentes passaram por uma avaliação antes de receberem a medicação. Dra. Vivianne Morais prescreveu o tratamento adequado aos diferentes perfis de fumantes. "Tem pessoas que fumam há muitos anos e que, por isso, precisam de uma atenção maior, para que o tratamento surta o efeito desejado, que é parar de fumar", explicou a médica.

Em seguida, os fumantes foram orientados pela enfermeira Arielle Dantas sobre o modo correto de como administrar a medicação. 


O kit medicamentoso é formado por comprimidos de um antidepressivo à base de Bupropiona, adesivos de pele e goma de mascar, ambos de nicotina. 


O programa conta com um grupo de 30 participantes e é desenvolvido em parceria com o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).

Os dependentes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar, composta por médico, psicólogo, enfermeira, nutricionista, fisioterapeuta, odontólogo e educador físico.

Para o acompanhamento efetivo dos usuários, são realizadas cerca de quatro sessões por mês. As pessoas interessadas em parar de fumar participam de um encontro semanal.

O próximo encontro do grupo, que é o primeiro com essas características implantado em Antônio Martins, está marcado para 06 de agosto, ocasião em que será realizada uma avaliação da capacidade funcional dos fumantes, com o fisioterapeuta Hebert Olliveira.

A finalidade dos encontros é dar apoio aos fumantes para que consigam parar de fumar sem ter recaídas. Muitos conseguem largar o vício já na terceira semana de tratamento.

O Programa de Controle do Tabagismo faz parte das ações articuladas pelo Ministério da Saúde contra a dependência tabagista.