Semana da Agroindústria Familiar promoverá oficinas sobre tecnologias sociais em Pau dos Ferros, Portalegre e Dr. Severiano.

Agricultores, técnicos, universitários e comunicadores do Território do Alto Oeste Potiguar terão, entre os próximos dias 1, 2, 3 e 4 de setembro, a oportunidade de participar da Semana da Agroindústria Familiar, que será realizada nos municípios de Pau dos Ferros, Portalegre e Dr. Severiano. O evento tem como principal objetivo promover oficinas e compartilhar conhecimentos sobre temas que possibilitem o desenvolvimento local. A ação faz parte do projeto de inclusão produtiva por meio de tecnologias sociais desenvolvido pela Embrapa e também está vinculado ao Ano Internacional dos Solos.

As oficinas abordarão os seguintes temas: Comunicação para o Desenvolvimento Rural; Aromaterapia; Essências, Sabores e Aromas; Queijo Coalho Artesanal; Beneficiamento de Frutas, Gergelim e Hortaliças; Produção de Mudas e Fruteiras; Design em Permacultura; e Produção, Manejo e Comercialização de Hortaliças. Durante o evento, haverá ainda uma palestra sobre Levantamento da Flora Apícola do Município de Marcelino Vieira (RN), como parte da programação do II Seminário Apícola promovido pela Associação de Apicultores do Alto Oeste Potiguar (APISALTO).

Segundo Enio Girão, pesquisador da Embrapa e coordenador da ação, a semana tem grande relevância para o território uma vez que servirá como apoio para as políticas públicas da região. "Esse projeto de desenvolvimento relacionado ao Plano Brasil Sem Miséria busca aliar parceiros do território em busca de soluções. Um evento como esse permite que a gente se alie às instituições e que haja essa interação entre os participantes", ressalta.

Um exemplo disso é a oficina de Design em Permacultura. Para Enio Girão, a intenção é fomentar uma aproximação entre a Embrapa, o Instituto de Permacultura do Ceará e as universidades. Nós gostaríamos que futuramente as universidades adotassem essa metodologia na grade curricular dos cursos relacionados ao tema, seja na pesquisa ou extensão. Essa seria uma ação feita a longo prazo", destaca. Sobre as oficinas ministradas durante o evento, o pesquisador enfatiza que todas estão relacionadas à agricultura familiar, como a de aromaterapia que, a partir da produção de essências e condimentos, visa à agregação de valor às ervas e hortaliças produzidas nos quintais produtivos.

A Semana de Agroindústria Familiar é uma realização da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza-CE) e Embrapa Algodão (Campina Grande-PB) em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).