Deputado Rafael Motta utiliza plenário da Câmara Federal para fazer um alerta sobre o agravamento da seca no RN.


O deputado federal Rafael Motta (PROS) externou em pronunciamento no plenário da Câmara Federal, nesta quinta-feira (08), Dia do Nordestino, a preocupação dele com o agravamento da situação da seca no Rio Grande do Norte. Segundo o último levantamento do Poder Público local, chega a 80 o número de municípios que estão sendo abastecidos por meio de rodízio.

"Acredito ser importante hoje, no Dia do Nordestino, destacar aquele que tem sido o maior problema para o povo do Nordeste: a falta d’água. A situação tem se agravado cada vez mais e atualmente quase a metade dos municípios potiguares estão enfrentando o rodízio no abastecimento", afirmou o deputado federal.

No Rio Grande do Norte, segundo a Companhia de Águas e Esgotos (Caern), subiu de 42 para 80 o número de municípios que estão recebendo água por meio de rodízio. E pior: 13 já estão em colapso no abastecimento. No total, mais de 90% dos municípios estão em situação de calamidade devido à seca.

"Hoje nasceu um nordestino conhecido por todos, Patativa do Assaré e, em comemoração ao seu aniversário, é comemorado também o Dia do Nordestino, um povo forte, bravo, batalhador. E eu que sou um nordestino, do Rio Grande do Norte, não poderia deixar de registrar esse momento, porque vivemos hoje a pior seca dos últimos 50 anos", acrescentou o parlamentar.