Editorial: A crítica que fortalece!


Os meus maiores colaboradores são os meus adversários, pois, a forma como eles reagem diante do meu comportamento profissional ou pessoal revelam o grau de acerto ou de erro dos meus atos. Em verdade, meus algozes são o melhor parâmetro para me mostrar até onde posso pisar.

Desta forma, utilizo aqueles que desejam me ver arruinado como, na verdade, sendo os grandes pavimentadores da minha caminhada rumo ao crescimento como ser humano e profissional. Como catapultas humanas, meus inimigos me jogam sempre para frente e cada vez mais ao alto.

Também tenho consciência que não sou dono da verdade, por isso, às vezes, as críticas dos meus opositores me fazem amadurecer melhor um ponto de vista. Oras, se toda "Verdade Infalível" soa como arrogante, imagine o quanto seria pretensiosa a "Mentira Imposta".

Desse modo, prefiro a humildade de reconhecer que todos somos passíveis de erro do que permanecer, soberbamente, enganando a mim mesmo ao dizer para o espelho que não sou um ser meramente falível.

Quanto aos que encaram minhas atitudes como reflexo de inconstância ideológica ou emocional, reputo a opinião destes apenas como uma incompreensão fundamentalista daqueles que preferem a estaticidade de preservação de suas convicções (sendo equivocadas ou não) do que o reconhecimento que podemos errar, até mesmo quando imaginamos estar totalmente corretos.

"A crítica é o imposto que a inveja cobra do mérito." (Duque de Lévis)