Audiência pública na Assembleia Legislativa vai discutir carreira única para Policiais e Bombeiros Militares.


Por iniciativa da deputada Cristiane Dantas (PCdoB), a Assembleia Legislativa debaterá nesta quarta-feira (25), às 14h30min, a viabilidade de implementação da carreira única para Policiais e Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte. 

A audiência pública vai reunir representantes dos poderes públicos, comandos e associações das categorias, além da população em geral, para discutir os desafios e benefícios da criação de um plano estadual que contemple a unificação das carreiras.

A unificação das carreiras policiais brasileiras, principalmente nas polícias e corpos de bombeiros militares vem ganhando força nos quartéis e fóruns que debatem segurança pública. De acordo com a proposta, todo aprovado em concurso policial iniciaria como soldado (PM ou BM) e teria a chance, através das medidas convencionais de progressão na carreira, de chegar ao posto de Coronel. A iniciativa seria a única porta de entrada na carreira policial e acabaria por extinguir a ambivalência entre Praças e Oficiais.


A audiência pública no Legislativo Estadual conta com o apoio da Frente Parlamentar da Defesa Social e Enfrentamento à violência na Região Metropolitana de Natal, da Câmara Municipal de Natal, presidida pelo vereador Cabo Jeoás (PCdoB).