Ministro Henrique Eduardo Alves participa de abertura do ano Legislativo, em Brasília.

Na abertura dos trabalhos do ano Legislativo o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, acompanhou a leitura da mensagem do Executivo pela presidente Dilma Rousseff com as prioridades do governo. "Que tenhamos um ano proveitoso, com união e harmonia entre os Poderes para ajudarmos o Brasil a vencer a crise econômica dar a volta por cima com a ajuda do turismo", afirmou o ministro. Henrique Alves defende que o ano olímpico também seja o ano do turismo brasileiro.

A presidenta Dilma Rousseff defendeu, no plenário do Congresso Nacional, a aprovação da proposta que recria a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) que tramita no Congresso como proposta de emenda à Constituição.

Segundo a presidenta, a medida é a melhor opção disponível em curto prazo para equilibrar a receita fiscal. Dilma ressaltou que a proposta será debatida o quanto for necessário e apelou aos congressistas para que esta e outras medidas sejam aprovadas, como a Desvinculação das Receitas da União (DRU). A presidente Dilma também defendeu no Congresso a reforma da Previdência e a meta fiscal flutuante.

Dilma afirmou ainda que, as medidas anunciadas contra o Zika Vírus são necessárias e urgentes para combater a proliferação do Aedes aegypti. Ela apelou para uma mobilização nacional já no próximo dia 13 de combate ao mosquito que transmite, além do Zika, a dengue, a febre amarela e a febre chikungunya. A operação vai envolver 220 mil homens das forças armadas espalhados pelo Brasil.

Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, Eduardo Cunha e Renan Calheiros, falaram da independência dos Poderes. "Temos de ter responsabilidade e cumprir a nossa missão institucional de ajudar o Brasil, debatendo matérias fundamentais para o país", comentou Renan Calheiros.