Ascensão: Com saída do PT, PCdoB começa a preencher espaços importantes no Governo Robinson Faria.


Discussões à parte quanto a possível precipitação do PT de romper com o governador Robinson Faria (PSD), ignorando completamente o contexto local, observa-se a formação de um novo cenário: a ascensão do PCdoB que deverá preencher espaços importantes no Governo do Estado.

Apesar de também compor a base aliada da presidente Dilma Rousseff (PT), o partido comunista, que no estado é liderado pelo vice-governador Fábio Dantas (PCdoB), preferiu continuar respeitando a postura adotada a partir do pleito de 2014 e, consequentemente, seguir apoiando a gestão Robinson Faria, detalhe: sem misturar as questões políticas nacionais com as locais.

Em virtude disso, é quase certo que o PCdoB deverá preencher diversos cargos de primeiro escalão e dezenas de cargos de assessorias, coordenadorias e chefias na máquina pública estadual, que outrora estava sob o comando dos petistas.

Desta forma, o PCdoB ganha posição de destaque junto ao Executivo estadual com a debandada do PT e, de quebra, sem renunciar o discurso contra o impeachment da presidente Dilma.

Fazendo trocadilho com um conhecido adágio popular: a precipitação de uns, é a felicidade de outros.

Que coisa, não?