Moradores das principais ruas e avenidas de Pau dos Ferros também estão sofrendo com o acúmulo de lixo, entulhos e mato.

Depois de mostrarmos (em matéria anterior) o cenário de completo abandono no interior do Cemitério Parque da Saudade, localizado no Bairro Riacho do Meio, chegou a vez de revelarmos como está a situação da limpeza pública nas principais ruas e avenidas de Pau dos Ferros para os leitores de nossa página que acompanham as notícias da principal cidade do Alto Oeste à distância.

Como a assessoria de comunicação do município não mostra a triste realidade que assola a população pau-ferrense, resolvemos, na manhã desta quinta-feira (28), fazer um registro fotográfico de algumas importantes localidades da cidade onde o serviço público parece não alcançar os contribuintes que pagam os impostos em dia objetivando, em tese, receberem o retorno do Poder Executivo através de obras e a realização de serviços básicos, inclusive, o da limpeza pública.

Todavia, não é o que está acontecendo em ruas importantes como a Carloto Távora e Hipólito Cassiano, ambas localizadas no Bairro São Benedito, além da falta de zelo para com uma avenida bastante simbólica como a Senador Dinarte Mariz, principalmente no trecho próximo às sedes do Poder Judiciário e Ministério Público Estadual, onde é possível visualizar os canteiros sendo cobertos pelo lixo e a vegetação. 

Também é possível verificar o descaso da prefeitura com os moradores das ruas 25 de Março (Alto do Açude) e Mano Marcelino (Centro), nas proximidades do Cemitério São Manoel, onde os entulhos estão expostos em via pública e até sobre algumas calçadas.

Na Avenida Hemetério Fernandes, uma das maiores de Pau dos Ferros, chega a ser hilário o apelo contido nas placas colocadas pela prefeitura solicitando à população que não jogue lixo nos canteiros, sendo que o mato está bastante evidente no local, diga-se de passagem, emitindo sinais claros de que o poder público há tempos não manifesta sua presença por ali.

Em meio ao cenário de desmantelo, sobram questionamentos quanto a eficiência do serviço de limpeza pública cuja responsabilidade é da Secretaria de Infraestrutura, porém, deveria ser acompanhada de perto pelo prefeito Fabrício Torquato (PSD) que, estranhamente, aparenta não enxergar que a cidade aos poucos vai ganhando a péssima fama de suja e abandonada.

Alô Ministério Público! Limpeza pública é uma obrigação do município e uma questão que envolve diretamente a saúde das pessoas, já que o acúmulo de lixo pode acarretar uma infinidade de doenças perigosas.

Será que nenhuma providência pode ser tomada no sentido de obrigar o Poder Executivo a cumprir com o dever?

Enquanto a resposta não chega... Haja sujeira!