Prefeitura de São Miguel não conclui obras e Academias de Saúde que deveriam ser entregues à população estão praticamente abandonadas.

Desde 2011, o Ministério da Saúde, em parceria com as prefeituras, vem promovendo a implantação das Academias da Saúde nos municípios brasileiros. Os polos são espaços físicos dotados de equipamentos, estruturas e profissionais qualificados, com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população.

Entretanto, na cidade serrana de São Miguel, no lugar de equipamentos de saúde para atender a uma população que clama por melhoria no serviço público, o cenário encontrado revela prédios se deteriorando pela ação do tempo, inclusive servindo para esconderijo de meliantes usuários de drogas, e a sensação que o dinheiro suado do contribuinte está escorrendo pelo ralo. Esta é a situação verificada em diversas obras de Academias da Saúde iniciadas pela Prefeitura local, mas que estão paralisadas desde novembro do ano passado.

Segundo informações, as obras das academias de saúde localizadas nos bairros Alto de Santa Tereza, Tota Barbosa, Sabino Leite e nas proximidades do Parque da Lagoa estão, praticamente, abandonadas há cerca de 4 (quatro) meses. Talvez, por isso, algumas estão sendo depredadas, haja vista a inexistência de vigilantes da prefeitura.

Nestes locais, há ainda acúmulo de lixo e mato, algo que propicia riscos aos usuários do ambiente, pois pode abrigar animais peçonhentos. Outro fato curioso é que nas placas das obras não constam os nomes das empresas que executaram os serviços, ou pelo menos um texto que se refira à construção direta.


Além disso, a ação do tempo e o abandono por parte da gestão municipal sinalizam que quando essas obras forem concluídas (isto é, se forem terminadas), grande parte do que foi construído terá que ser refeito. Desta forma, não existe progresso, apenas dinheiro público saindo pelo ralo da incompetência e da falta de planejamento.

Desta forma, se por um lado o prefeito Dario Vieira tem ordenado aos seus assessores para justificarem sua inércia administrativa transferindo a culpa pelo atraso dessas obras para o Governo Federal, do outro encontra-se uma população revoltada e que, diante de tantos desmandos, prejuízos e enrolações, não entendem como o atual gestor ainda tem coragem de falar em reeleição nos conchavos de bastidores com antigos desafetos políticos e pessoais.

Todavia, como o interesse do nosso blog é apenas visualizar a conclusão dessas obras, fica o nosso apelo para que a Prefeitura de São Miguel termine essas obras e, consequentemente, entregue à população. Caso contrário, essas edificações se tornarão enormes "elefantes brancos" e sem serventia alguma à população.

Quanto aos bajuladores midiáticos do alcaide micaelense, recomendo uma boa dose de dignidade e mais respeito para com os verdadeiros interesses públicos, pois, mais importante do que as migalhas ofertadas pelos poderosos para silenciar é a responsabilidade de cobrar das autoridades constituídas o cumprimento das obrigações institucionais, e promessas "jogadas ao vento" durante a campanha eleitoral.

Receita para um gestor não ser criticado? 

É simples. Basta trabalhar sério e deixar de enganar o povo!