São Francisco do Oeste: Desacertos primários da oposição acabam favorecendo projeto político da Prefeita Gildene Barreto de eleger sucessor.


Informações chegadas ao nosso blog a respeito da política de São Francisco do Oeste indicam um cenário de ligeiro favoritismo do grupo comandado pela Prefeita Gildene Barreto (PTB), que está apostando todas as suas fichas na pré-candidatura do advogado Chiquinho Lobo (PR) para garantir que a prefeitura continue sob o controle de seu grupo.

Apesar das avaliações internas concernentes à sua gestão apresentarem resultados positivos meramente razoáveis, verdade seja dita, Gildene Barreto tem boas chances de eleger o sucessor não apenas em virtude de seus méritos, mas também, devido aos erros primários cometidos pelos seus adversários.

Só para se ter uma ideia do tamanho da desarticulação existente no grupo oposicionista, no mês de dezembro do ano passado ocorreu o lançamento de uma chapa encabeçada pelos pré-candidatos Lusimar Porfírio (PSD) e Raul Morais (DEM), prefeito e vice-prefeito, respectivamente. Todavia, no início deste mês essa formação declinou em virtude do temor de possíveis complicações jurídicas quanto ao fato do pré-candidato a vice ser filho do atual vice-prefeito, algo que revela um certo amadorismo quanto à escolha de nomes sem a realização de uma consulta prévia sobre a condição de elegibilidade de um dos postulantes.

 Troca de Raul Morais por Alany Lopes provoca ressurgimento da imagem do ex-prefeito cassado Aníbal Lopes na política de São Francisco do Oeste.

Como fator agravante da situação, eis que a troca do nome de Raul Morais pelo do enfermeiro Alany Lopes (PSD), que a princípio foi bem aceita, agora, estaria sendo encarada pelos observadores políticos locais como bastante "pesada" em virtude do alto grau de parentesco do novo parceiro de Lusimar Porfírio com o ex-prefeito cassado Aníbal Lopes que, reconhecidamente, tanto possui um grande número de simpatizantes quanto de desafetos no município, fruto de sua passagem polêmica à frente do Poder Executivo.

Entretanto, os oposicionistas seguem confiantes que conseguirão derrotar o pré-candidato situacionista, apesar dos desacertos estratégicos pontuais, da razoável aprovação da Prefeita Gildene e do "fantasma" da influência negativa que o ex-gestor cassado poderia trazer à carreira política do irmão Alany, companheiro de Lusimar.

Mas, como a política é dinâmica e, algumas vezes, imprevisível quanto aos acontecimentos futuros, ainda há tempo para a correção de erros, apesar dos pesados pesares.

Aguardemos. O tempo dirá!