Embrapa e parceiros realizam atividades no Alto Oeste Potiguar.

A Embrapa Agroindústria Tropical iniciará uma série de atividades, de 20 a 23 de setembro na região do Alto Oeste Potiguar. Com o nome "Embrapa e Parceiros no Alto Oeste Potiguar", as atividades reúnem oficinas, discussões, reuniões e até cursos para diferentes tipos de públicos, desde alunos de escolas e universidades, como também professores, pesquisadores e produtores agrícolas da região.

Um destaque, no primeiro dia do evento, é o curso de Empreendedorismo Social, que abordará o estudo de cadeias produtivas. A capacitação visa atingir o público em geral e será ministrado na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), campus Pau dos Ferros. "Essas atividades têm um público variado e são importantes para o melhor desenvolvimento da região, visando construir um espaço com mais abrangência social no meio rural", afirma o pesquisador da Embrapa, Ênio Girão.

O levantamento, classificação e zoneamento de solos é uma visita a campo que ocorrerá na barragem de Pau dos Ferros e tem seu público voltado para agricultores, técnicos e professores. A ação tem como objetivo gerir conhecimento sobre a região, estudando seu solo e classificando-o, tudo isso de uma forma prática. O pesquisador Manoel Neto, da Embrapa Solos (Recife/PE), é o pesquisador responsável pela atividade.

Estimulando a educação ambiental, outro destaque é a implantação do Sistema integrado alternativo para produção de alimentos (Sisteminha Embrapa), em quatro escolas estaduais do Alto Oeste Potiguar, com organização do supervisor do Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Agroindústria Tropical, Nicodemos Moreira.

Conforme Ênio Girão, as atividades estão ligadas entre si e contemplam todos os públicos. "Um evento participa do outro. Apesar de atingir públicos distintos, a relação dos assuntos abordados é grande, pois estão todos ligados à realidade daquela região". Além disso, as próximas atividades já tem data marcada: ocorrerão de 17 a 21 de Outubro, e trará novidades. "Já estamos planejando e vendo com nossos principais parceiros as atividades que serão contempladas", completou.