Galeno Torquato e Nilton Figueiredo escancaram aproximação; ruptura com Gustavo Fernandes é incentivada por aliados do ex-prefeito.

Nos últimos meses, uma especulação passou a ser corriqueira nas conversas de calçadas e esquinas de Pau dos Ferros: a possibilidade do ex-prefeito Dr. Nilton Figueiredo (PMDB) ceder às investidas do deputado estadual Galeno Torquato (PSD), que sonha em ter o médico pau-ferrense no seu palanque nas eleições de 2018.

Montado na máquina administrativa do Governo do Estado, Galeno Torquato conta com toda a estrutura necessária para dar suporte aos projetos futuros do grupo político liderado por Nilton Figueiredo que, notadamente, influencia a segunda maior fatia do eleitorado local, ficando atrás apenas do grupo capitaneado pelo atual prefeito Leonardo Rêgo (DEM).

Mas, nos últimos dias, aparentemente, Galeno resolveu aumentar ainda mais o cerco em torno de Nilton. Na semana passada, durante uma solenidade realizada pelo Governo do Estado para reinauguração da Central do Cidadão de Pau dos Ferros, o ex-prefeito teve a sua atuação política bastante elogiada pelo parlamentar do PSD, que também fez questão de colocar o médico no centro dos holofotes na cerimônia que contou com a presença do governador Robinson Faria (PSD).


Já nesta quarta-feira (22), o deputado micaelense decidiu utilizar as redes sociais para felicitar o médico pela passagem de seu aniversário natalício, um afago público que, em se tratando de política, quer dizer muita coisa, principalmente, para quem sabe interpretar mensagens implícitas. 

Além disso, em Pau dos  Ferros, entre os eleitores de Nilton Figueiredo, existe uma enorme torcida pela ruptura do ex-prefeito com o deputado Gustavo Fernandes (PMDB) que, se continuar "comendo moscas", provavelmente ficará sem o apoio da segunda maior liderança política do município.

Todavia, apesar da escancarada aproximação entre Galeno e Nilton, não acredito que Gustavo ficará de braços cruzados ante a iminência de ser deixado para trás pelo seu aliado de longas datas; certamente, esse assunto ainda renderá "muito pano para manga".

Possivelmente, a partir do que está posto e escrito, teremos desdobramentos mais concretos num curto espaço de tempo, até pela dinâmica natural da política partidária.

Até lá, aguardemos com atenção pelo desenrolar dos acontecimentos.