Pau dos Ferros: Em visita às UBS, Prefeito Leonardo Rêgo diz que saúde do município voltará a ter o mesmo padrão de qualidade de suas gestões anteriores.

O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Nunes Rêgo, acompanhado da Secretária da Saúde Zélia Leite e equipe, estiveram presentes, na última segunda-feira (17), em duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A primeira unidade a receber a presença do gestor foi a Antônia Bernadete Cosmiro na comunidade Barragem; logo em seguida a equipe se deslocou para o Centro de Saúde Dr. Pedro Diógenes Júnior no bairro São Benedito.

Na oportunidade, quando da passagem pela UBS da comunidade Barragem, o prefeito Leonardo deu as boas-vindas ao médico Weligton Nunes da Silva, um dos profissionais credenciados através do processo seletivo recém realizado.

De acordo com a assessoria de comunicação da municipalidade, ao final do ano de 2016 apenas uma Unidade de Saúde, das doze que compõem o quadro geral de UBSs, tinha médico disponível. Em pouco mais de três meses da atual gestão o quadro já está se modificando. Com as medidas adotadas pela administração municipal, ainda neste mês de abril, sete unidades já irão possuir médicos.

Vale salientar que através do Processo Seletivo Simplificado, o município logrou êxito na contratação de profissionais médicos que já assumiram o compromisso de cumprir a carga horária exigida. Frise-se também que, com a republicação do edital, será viabilizada a contratação de outros profissionais para assumirem as demais unidades.

"Já demos passos importantes para a melhoria do quadro da saúde pública em nosso município, publicamos o edital da chamada pública do SUS, aderimos ao COPIRN para contemplarmos algumas especialidades. Publicaremos ainda neste mês o edital de licitação para credenciamento de profissionais médicos nas diversas especialidades, abrangendo consultas, exames e procedimentos cirúrgicos. Publicamos os editais do processo de licitação de medicamentos e material laboratorial; nos próximos dias vamos lançar os editais que irão contemplar a aquisição de material odontológico e hospitalar. Paralelo a isso colocamos para funcionar o Laboratório Municipal realizando vários exames e gerando produtividade, o que acarretará no incremento de recursos a serem repassados ao município. Hoje esse setor é responsável pela realização de vários exames e atendimentos, o que têm diminuído drasticamente os valores financeiros pagos anteriormente a clínicas particulares", ressaltou o prefeito Leonardo Rêgo.

Por fim, o gestor fez um prognóstico positivo quanto aos resultados esperados na área da saúde, a partir de ações tomadas para reequilibrar as finanças da pasta. "Conforme ressaltamos na solenidade de posse, o discurso para a área da saúde foi voltado para uma reorganização administrativa, sempre cumprindo as etapas burocráticas exigidas por Lei. Superadas essas etapas do choque de gestão e cumprimento da norma legal temos a convicção de que a médio prazo a saúde do município voltará a ter o padrão de qualidade que implantamos nas nossas duas gestões anteriores", pontuou.

Visita do Presidente da FIERN

Na manhã desta terça-feira (18), Leonardo Rêgo recebeu a visita do vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Sílvio Torquato Fernandes. Durante o encontro foram debatidos pontos estratégicos em diversas áreas, inclusive a empresarial. A FIERN possui escritório instalado no município e tem desenvolvido relevantes serviços em toda região.

Segundo o vice-presidente há uma sinalização por parte da FIERN em apoiar a realização da FINECAP deste ano, uma vez que o evento atrai milhares de pessoas e movimenta o setor empresarial como um todo.

A parceria foi comemorada pelo prefeito Leonardo Rêgo, que fez questão de ressaltar a importância do apoio de órgãos como a FIERN. "Estou bastante feliz com a sinalização dada pela FIERN em patrocinar a FINECAP deste ano. Sem dúvidas um apoio importante, de um órgão essencial para o desenvolvimento e para a representatividade industrial do nosso estado", disse.