Em parceria com VI Ursap, Prefeitura de Encanto capacita servidores a respeito do diagnóstico e controle da leishmaniose (calazar).

Profissionais do quadro de pessoal da Secretaria Municipal de Saúde de Encanto participaram, nesta quinta-feira (17), de treinamento a respeito do diagnóstico e controle da leishmaniose, doença endêmica na região nas últimas semanas.

A capacitação foi conduzida pela coordenadora do Setor de Endemias da VI Unidade Regional de Saúde Pública (VI URSAP), Fátima Leite, em resposta a convite do secretário Ednardo Soares.

A técnica discorreu em relação ao auxílio prestado pela VI Ursap aos municípios, o que inclui testes rápidos, exame Elisa (confirmação diagnóstica) e oferta de inseticidas em casos de ocorrências do calazar em humanos. O manejo com o animal infectado e o trato da leishmaniose foram outras pautas da discussão.

Agentes comunitários, enfermeiros, médicos, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de combate a endemias, técnicos de saúde bucal, estagiários e equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) se fizeram presentes na ocasião. 

Informações da Assessoria de Comunicação