Prefeitura de São Francisco do Oeste consegue regularizar pagamento de gratificação oriunda de recursos do PMAQ aos servidores da Saúde.

Após escalar uma verdadeira força tarefa para atualizar a situação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), junto ao Ministério da Saúde, a Prefeitura de São Francisco do Oeste conseguiu regularizar o pagamento da gratificação direcionada os profissionais integrantes das equipes do Programa Saúde da Família, Saúde Bucal, além dos Agentes Comunitários de Saúde.

Segundo informações, a atual gestão teria encontrado o PMAQ em situação de bloqueio, algo que perdurou até o mês de junho, em virtude do não repasse de informações pontuais exigidas pelo Governo Federal. Com a atualização dos dados, a equipe da Secretaria de Saúde do município logrou êxito no desbloqueamento dos recursos.

Vale salientar que o PMAQ objetiva incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio das equipes de Atenção Básica à Saúde. A meta é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa eleva os recursos do incentivo federal para os municípios participantes, que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.

Nas redes sociais, o prefeito Lusimar Porfírio (PSD) comemorou o êxito de sua gestão e fez questão de parabenizar a sua equipe pelo excelente resultado alcançado. Além disso, ele incentivou os profissionais da Saúde a continuarem se empenhando no sentido de garantir uma melhor qualidade no atendimento à população.

"Quero parabenizar a Secretária de Saúde, Jane Morais, bem como toda a sua equipe que de forma incansável lutou para que esse programa fosse desbloqueado e, consequentemente, o nosso município voltasse a receber esses importantes recursos. Sabemos que este montante é referente a última avaliação do PMAQ, ocorrida ainda na gestão passada. Infelizmente, São Francisco do Oeste ficou com uma das piores notas entre os 37 municípios que compõem o Alto Oeste. Todavia, como estamos esperando uma nova avaliação, entre os dias 11 e/ou 15 de setembro, com o empenho de todas as equipes envolvidas, iremos obter uma boa nota para alcançarmos um patamar melhor de recursos", disse o prefeito Lusimar.