53 Zonas Eleitorais do RN participam do 3º Simulado Nacional de Urnas Eletrônicas nesta quinta-feira (05).

Nesta quinta-feira, 05 de outubro, 53 das 69 zonas eleitorais potiguares participam do 3º Simulado Nacional de Urnas Eletrônicas com Foco em Hardware, que ocorrerá, simultaneamente, nos tribunais regionais eleitorais de todo o País, visando às Eleições de 2018.

O objetivo do teste é simular uma consulta popular que passa pelas etapas de votação, transmissão e totalização dos votos. Os dados para a realização do evento serão fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em Natal as cinco zonas eleitorais passarão por simulações nas urnas. No RN só não participam as Zonas Eleitorais que estão em processo de rezoneamento no estado ou que estão envolvidas na biometria revisional (obrigatória).

De acordo com Tyronne Medeiros, Coordenador de Logística de Eleições do Regional Potiguar, o Tribunal usará 560 (quinhentas e sessenta) urnas eletrônicas na simulação, que corresponde a 6% do total de urnas do TRE-RN. Essa porcentagem atende as exigências do Tribunal Superior Eleitoral que pede, no mínimo, a utilização de 370 (trezentas e setenta) urnas, equivalente a 4% das urnas eletrônicas disponíveis, cujo número total no TRE-RN é de 9.240.

Para a simulação da votação, no dia 05 de outubro, foi definido um Plano de Ação do Simulado a ser executado em etapas, que envolve remessa de urnas eletrônicas às Zonas Eleitorais, repasse de autorizações dos sistemas para as Zonas, atualização dos sistemas a serem utilizados no simulado, cadastramento das digitais dos servidores que atuarão na fase de votação (testadores) e disponibilização dos roteiros.