Martins: TAC visa garantir acessibilidade na sede da Câmara Municipal; reformas devem ser realizadas no prazo de um ano.



A Câmara Municipal de Martins se comprometeu a reformar o prédio onde funciona para torná-lo acessível, conforme legislação e normas técnicas que regulamentam a acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.

A obrigação foi assumida perante a Promotoria de Justiça da comarca, com a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). As obras devem ser realizadas sob a responsabilidade da própria Casa Legislativa, em conformidade com as exigências contidas nas leis e normas em vigor, no prazo de um ano. Confira AQUI.

A reforma deverá contemplar ainda a correção de irregularidades existentes, detectadas no Parecer Técnico de Acessibilidade, que integra o processo ministerial instaurado para apurar a falta de acessibilidade no prédio público. Caso o custo da obra seja elevado, há a opção de a Câmara Municipal mudar a sede para outro prédio, desde que o imóvel seja acessível.

Além da reforma, a Casa Legislativa também se comprometeu a não mais construir ou alugar edificações que não obedeçam as exigências contidas na legislação e nas normas técnicas em matéria de acessibilidade. O órgão também deve incluir na Programação Orçamentária valores a serem destinados a investimentos em acessibilidade, objetivando a remoção dos obstáculos arquitetônicos nas edificações, tudo com o objetivo de garantir a inclusão das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.