Pau dos Ferros: Grupo liderado por Dr. Nilton aguarda definições na disputa para o Governo; Robinson e Fátima são os preferidos dos "niltistas".

Em Pau dos Ferros, o grupo político liderado pelo ex-prefeito Nilton Figueiredo (ainda filiado ao PMDB) resolveu aguardar pelas definições dos nomes que disputarão o Governo do Estado, nas eleições do próximo ano, para somente então fecharem questão em torno de quem deverá ser apoiado pelos chamados "niltistas".

De acordo com a nossa fonte, embora Dr. Nilton já tenha oficializado apoio ao deputado estadual Galeno Torquato (PSD), "braço direito" do governador Robinson Faria (PSD), na região do Alto Oeste, os asseclas do ex-prefeito estariam aconselhando-o a não se precipitar na tomada de decisões, principalmente, em virtude do desgaste enfrentado pelo Chefe do Executivo estadual perante a população.

Neste caso, alguns oposicionistas enxergam a possibilidade de Nilton Figueiredo também abrir diálogo com a senadora Fátima Bezerra (PT), que vem liderando todas as pesquisas realizadas até o momento. 

Porém, tal posicionamento ocasionaria um racha no grupo oposicionista, já que a ala capitaneada pelo ex-vice-prefeita Maria Rêgo (PSD) deverá apoiar todos os candidatos indicados pelo deputado Galeno. E não poderia ser diferente, haja vista a grande quantidade de cargos "abocanhados" pelos protegidos de "Dona Maria" nas repartições do Estado no âmbito local.

Algo certo mesmo entre os "niltistas" é que o ex-prefeito deverá manter distância de qualquer candidatura que for apoiada pelas famílias Alves e Maia, no caso, a possível postulação de Carlos Eduardo Alves, nome preferido dos senadores Garibaldi Filho (PMDB) e José Agripino (DEM) para o Governo. As razões são óbvias: o acirramento no plano local.

Segundo nosso informante, Dr. Nilton estaria convicto de que, sob hipótese alguma, voltará a apoiar o mesmo candidato a governador de seu principal desafeto político em Pau dos Ferros, no caso, o prefeito Leonardo Rêgo (DEM), assim como ocorreu no pleito de 2014. E como tudo leva a crer que Carlos Eduardo será mesmo o candidato bancado pela estrutura do PMDB/DEM, o atual prefeito de Natal é visto como última alternativa pelos seguidores de Figueiredo.

Em caso de manutenção deste cenário, podemos vislumbrar várias possibilidades, menos uma: Nilton e Leonardo juntos no mesmo palanque em 2018.

Certeza não, mas é o que se desenha para o futuro aqui na terrinha.