TJ/RN: Corregedoria realiza 100% das audiências previstas pelo Programa de Auxílio Jurisdicional em Alexandria.

Durante a primeira edição do Programa de Auxílio Jurisdicional, da Corregedoria Geral de Justiça, dias 16 e 17 de novembro, na Comarca de Alexandria, foram realizadas todas as 240 audiências de instrução previstas pela coordenação desta iniciativa, que tem à frente o juiz corregedor auxiliar José Undário Andrade. 

Para o magistrado, os resultados alcançados pela equipe formada por dez juízes "representa celeridade processual na prática e, em consequência, satisfação dos jurisdicionados", observa o coordenador do programa. Ele destaca ainda que a maioria dos processos foram sentenciados nessas 48 horas de atuação dos magistrados neste esforço concentrado.

Depois de Alexandria, o programa da Corregedoria deve ter próximas etapas nas comarcas de Macaíba e São Miguel. Esta ação pretende alavancar o processos mais antigos e dar suporte para uma melhor prestação de serviços em determinadas áreas atendidas pelo Poder Judiciário potiguar.

O juiz de Alexandria, Daniel Freire, salienta que na ação da Corregedoria foram feitas 240 audiências, com 104 sentenças proferidas e 49 processos conclusos para decisão dos magistrados. Esse resultado foi comemorado, pois "em dois dias foi efetuado um trabalho que demoraria cerca de um ano ou um ano e meio para ser colocado em prática pela agenda normal da comarca". De modo que "agora já estamos com maior tranquilidade para lidar com remanescente do acervo de processos", afirmou Daniel Freire.

Para o desempenho do Programa de Auxílio Jurisdicional, a Corregedoria contou além de uma dezena de magistrados com a colaboração de cinco promotores, além de servidores de Alexandria e comarcas vizinhas, como Marcelino Vieira, especialmente destacados para operar nessas atividades.